Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, janeiro 20, 2009

Barack Obama toma posse como 44º presidente dos Estados Unidos

A biografia do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.



* Idade: 47 anos
* Data de nascimento: 4 de agosto de 1961
* Local de nascimento: Honolulu, Havaí
* Educação: Universidade Columbia; Escola de Direito da Universidade Harvard
* Esposa: Michelle Robinson Obama
* Filhas: Malia, 10 anos, e Sasha, 7
* Filiação religiosa: Igreja Unida de Cristo
* Partido: Democrata

Família

Barack Obama nasceu de pai queniano e mãe norte-americana branca. Seu pai, Barack Obama, casou-se com sua mãe, Ann Dunham, enquanto eles estudavam na Universidade do Havaí. O casal se separou dois anos após o nascimento de Obama. Seu pai acabou retornando ao Quênia, onde se tornou economista destacado. Ele morreu num acidente automobilístico em 1982.
A mãe de Obama se casou em segundas núpcias com um indonésio chamado Lolo Soetoro. A família se mudou para a Indonésia, e Obama viveu ali até os 10 anos de idade, quando retornou ao Havaí e viveu com seus avós enquanto cursava a escola de elite Academia Punahou com bolsa de estudos.Obama tem sete meios-irmãos e irmãs no Quênia, frutos dos outros casamentos de seu pai, e uma meia-irmã, Maya Soetoro-Ng, filha do segundo casamento de sua mãe.
Carreira
Depois de concluir a faculdade, em 1983, Obama trabalhou para uma consultoria financeira de Nova York e para uma organização de consumidores. Em 1985 obteve um emprego em Chicago como organizador para o Projeto Desenvolvendo Comunidades, um grupo patrocinado por igrejas que trabalhava para melhorar as condições de vida de moradores de bairros pobres.Três anos mais tarde Obama deixou esse emprego para cursar a Escola de Direito Harvard, onde se tornou o primeiro negro a ser presidente da revista da faculdade. Ele trabalhou nas férias de verão como associado da firma de advocacia Sidley Austin, em Chicago, onde conheceu sua futura mulher. Depois de diplomar-se em Harvard em 1991, ele exerceu direito cível numa firma pequena em Chicago e, em 1993, tornou-se professor de direito constitucional na Universidade de Chicago.
Cargos eletivos
Obama conquistou uma cadeira no Senado estadual do Illinois em 1996. Durante o período em que trabalhou no Legislativo, ele trabalhou sobre legislação de bem-estar social e ética, além de uma medida que tornava obrigatória a gravação eletrônica de interrogatórios policiais e confissões em investigações de homicídio.Em 2004 Obama conquistou uma vaga altamente disputada no Senado norte-americano, recebendo 53 por cento dos votos das primárias democratas, sendo que a disputa envolvia oito candidatos. Ele venceu a eleição geral com facilidade também. No Senado ele compilou um histórico de votação que o situava à esquerda, mas foi um dos poucos democratas a apoiar uma medida sobre ações judiciais coletivas. Ele se opôs à nomeação do juiz superior John Roberts e do juiz Samuel Alito à Suprema Corte norte-americana.No início deste ano, baseado em seu histórico de votações em 2007, o National Journal, não partidário, o classificou como o senador norte-americano mais de esquerda. Ele foi considerado o décimo mais de esquerda em 2006 e o 16 em 2005.

Campanha presidencial

Obama anunciou sua candidatura à presidência em 10 de fevereiro de 2007. Embora inicialmente a senadora por Nova York Hillary Clinton fosse vista como a favorita para a indicação presidencial pelo Partido Democrata, Obama rapidamente demonstrou a capacidade de levantar grandes volumes de fundos e atrair multidões recordes, que ficavam fascinadas por sua habilidade oratória, sua oposição à guerra do Iraque e sua promessa de passar por cima da política divisora que marcou os últimos 40 anos de história dos EUA.Obama venceu a primeira disputa da primária democrata no Iowa em janeiro de 2008, mas sua indicação como candidato do Partido Democrata só foi garantida quando os últimos Estados votaram, em junho. Durante sua batalha prolongada contra Hillary Clinton, Obama foi obrigado a explicar comentários em tom desairoso que fizera sobre eleitores rurais e distanciar-se das declarações incendiárias feitas pelo pastor da igreja que frequentara no passado. Sua campanha desenvolveu maneiras novas de mobilizar os eleitores por meio da Internet.Depois de aceitar a indicação democrata em Denver, em agosto, Obama enfrentou o republicano John McCain na eleição geral. Inicialmente, após escolher a governadora do Alasca, Sarah Palin, para ser sua companheira de chapa, McCain liderou as pesquisas de intenção de voto, mas ele foi perdendo apoio em meio ao agravamento da situação econômica e dos receios sobre as qualificações de Palin para o cargo.Obama venceu a eleição presidencial em 4 de novembro de 2008 com 53 por cento do voto popular.

Nenhum comentário: