Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, abril 09, 2009

Consumo de crack vira epidemia no Rio Grande do Sul, diz governo

Em Porto Alegre, não há leitos para tratar viciados na droga



O consumo de crack começa a assustar o Rio Grande do Sul e, principalmente, as pessoas que procuram ajuda para tratamento.
Veiculada no Jornal Nacional, uma reportagem do jornalista Giovani Grizotti, da RBS TV, expôs o problema na Capital:
crianças e adultos consomem crack numa das avenidas mais movimentadas da cidade — sem a contenção da polícia, que não consegue parar a ação de traficantes e consumidores.
O governo fala em epidemia: mais de 50 mil pessoas seriam dependentes.
Além da doença, as famílias atingidas sofrem com a deficiência no atendimento.No principal hospital psiquiátrico público da capital gaúcha, a espera é longa.
Muitos estão ali por decisão judicial, e mesmo assim precisam aguardar. Famílias improvisam camas no saguão do hospital.
O secretário de Saúde do RS, Osmar Terra, diz que há 80 hospitais que de seis meses para cá estão atendendo quem tem problemas com o crack.
O Ministério Público diz que a espera nessas condições é crime.
E que o Estado e o Município poderão ser responsabilizados. — Podemos enquadrar por crime de desobediência porque não está sendo prestado o atendimento ou até mesmo multa ao gestor do município ou do estado por descumprimento de decisão judicial e de comando legal — diz Miguel Velasquez, promotor de Justiça.

Nenhum comentário: