Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, setembro 23, 2009

BRASIL 2010: JÁ FOI DADA A LARGADA


De verdade, de verdade, o que temos hoje, quando estamos já a menos de um ano do primeiro turno das eleições de 2010, são nomes ainda não oficiais, são costuras ainda em fase de alinhavo, obras de engenharia política que visam estabelecer pontes, mas que ainda não se fazem completas enquanto projetos.
Existe um estado provisório. Um real momentâneo. Neste cenário a candidatura de Dilma Rousseff, lançada a bastante tempo pelo Presidente Lula, vista como certa, companhia constante nos palanques armados para inaugurações de abstratas obras, mesmo esta tem oscilado na cadência dos equívocos e quase acertos do governo, entre um escandalo no senado e um encontro com Lina um plano b começa a ser pensado.
No PSDB, Serra se diz candidato e sonha com o governador de Minas Gerais Aécio Neves para ser seu vice. Para Aécio o sonho poderá perfeitamente se fazer concreto com os candidatos em posição contrária.
Alem destas duas principais forças políticas outras composições buscam se firmar, passando pelo PDT, PPS, DEM. Mas a grande novidade do momento é a candidatura da Senadora Marina Silva pelo partido Verde.
Embora este momento ainda de incertezas o processo já se iniciou e os institutos de pesquisa já estão pelas ruas a colher impressões dos eleitores.
A ultima pesquisa foi divulgada nesta terça feira, encomendada pela CNI e feita pelo Ibope, ela nos mostra que Ciro Gomes (PSB-CE) teve um crescimento na preferência do eleitorado. Enquanto que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), perderam pontos em relação ao levantamento anterior. Esta pesquisa é referente ao mês de setembro. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 11 a 14 de setembro em 143 municípios.
O governador bandeirante aparece em três listas como candidato do PSDB. Com uma intenção de voto variavel entre os 34 e 35% mantém folgada liderança. . A chefe da Casa Civil, por sua vez, teria hoje entre 14 % e 18 % do eleitorado. O tucano paulista perdeu quatro pontos e a ministra de três a quatro pontos em relação ao levantamento anterior. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O deputado federal pelo estado do Ceará Ciro Gomes alcança seus melhores percentuais quando o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).
Um cenário sem Heloisa Helena (PSOL) e com a senadora Marina Silva (PV-AC)
O tucano Serra tem 35% das intenções de voto, seguido por Ciro, com 17%, e por Dilma, com 15%. Marina Silva, que aparece pela primeira vez num levantamento CNI/Ibope, tem 8% das intenções de voto.
Outro cenário, com Heloisa Helena e com Marina Silva
Serra continua liderando (34%), enquanto Dilma e Ciro empatariam com 14%. Heloisa Helena teria 8%, e Marina, 6%.
Sem Marina Silva na disputa, mas com Heloisa Helena
Ciro teria 17% das intenções de voto, contra 15% da ministra Dilma. Serra teria 34%; Heloisa Helena, 10%.
No primeiro cenário com Aécio
O deputado federal do PSB tem 25% das intenções de voto; seguido de Dilma, com 16%, e Aécio, com 12%. Heloisa Helena teria 11% e Marina, 8%.
Num outro cenário, sem Heloisa, mas com Marina Silva
Ciro tem 28% das intenções de voto, seguido por Dilma (18%) e Aécio (13%). Marina teria 11%.
Com Heloisa Helena na disputa, mas sem a senadora do PV
Ciro teria 27% dos votos, Dilma, 17%, Aécio, 12% e Heloisa Helena, 13%.
Heloisa Helena e Dilma empatam na rejeição
Menos conhecida entre o eleitorado, Dilma Rousseff possui, junto com Heloísa Helena, o maior nível de rejeição: 40 %. Segundo o Ibope, candidatos menos conhecidos podem ter índices mais elevados.
Serra e Ciro possuem rejeição de 30 % e 33 %, respectivamente. Ambos têm na manga o que se chama no jargão político de recall. Ex-ministros, os dois já disputaram eleições nacionais.

Nenhum comentário: