Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, setembro 17, 2009

ONG britânica denuncia destruição de povoado guarani kaiowá em MS





A ONG (Organização Não-Governamental) Survival Internacional denunciou nesta quinta-feira a expulsão de uma comunidade de 130 guaranis kaiowá de seu povoado de Laranjeira Ñanderu, em Mato Grosso do Sul, que ainda foi queimado e totalmente destruído.




Em comunicado, a Survival afirmou que os 130 indígenas --entre eles 60 crianças-- foram transferidos para um acampamento, sem acesso a água potável e nem terras cultiváveis, junto a uma estrada movimentada.




"Após serem expulsos, um grupo não identificado queimou o povoado, destruindo as casas dos indígenas e outras propriedades, matando aos animais", divulgou a ONG.




A Survival lembrou que esta comunidade já havia sido expulsa de suas terras nos anos 60 por criadores de gado.




De acordo com a Anistia Internacional, a extensão reivindicada pelos guaranis está em processo oficial de identificação, primeiro passo para o reconhecimento legal de seus direitos sobre a posse.
O processo de identificação deveria ter sido concluído em 2008, mas os diversos recursos feitos pelos fazendeiros nos tribunais acabaram por atrasar.
Segundo a Anistia Internacional, com a mudança os índios viverão em uma faixa de terra de cinco metros de largura, espremida entre fazendas com segurança armada e uma estrada movimentada, a BR-163, por onde passam veículos pesados.
O chefe da comunidade, Farid Mariano, disse aos fiscais federais em dezembro de 2008: "se nos tirarem daqui, não temos para onde ir. Mas não nos coloquem na beira da estrada. Se isso ocorrer haverá atropelamentos, suicídios e doenças infantis".
Survival lembrou ainda que mais de 500 guaranis cometeram suicídio nas últimas duas décadas (incluído uma criança de 9 anos) por causa das duras condições em que vivem --violência, álcool e desnutrição-- e diante das poucas expectativas de futuro.
Efe

Nenhum comentário: