Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, outubro 03, 2009

Entidades protestam contra ocupação do Haiti, no RJ





A Conlutas e outras entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos realizam na próxima segunda-feira (5/10), em frente ao Itamaraty, no Rio de Janeiro, mais um protesto contra a presença das tropas brasileiras no Haiti.

Durante o ato, os manifestantes vão entregar aos diplomatas brasileiros um documento contra a renovação da permanência da Minustah naquele país, prevista para ser votada pelo Conselho das Organizações das Nações Unidas até 15/10.

Confira o documento:





Carta aberta do Povo Brasileiro ao Conselho de Segurança da ONU




Nós povo brasileiro organizados nos movimentos sociais, sindicatos, partidos, centrais sindicais, organizações sociais e demais entidades estamos envergonhados pelo triste papel que as tropas militares através da Missão de Estabilização do Hati – Minustah, vêm desempenhando no Haiti. Não se tem notícia na história da humanidade que uma tropa de ocupação estrangeira tenha contribuído na melhoria das condições de vida de um povo. E muito menos na sua libertação!




A presença das tropas brasileiras no Haiti é inaceitável. Além de nos envergonhar como povo, fere duramente a soberania do heróico povo haitiano, que sofre todas as mazelas de anos de exploração. Nosso apoio deve ser material, de intercâmbio educacional e cultural, jamais militar.




O que as Nações Unidas estão gastando (cerca de 600 milhões de dólares por ano) para manter as tropas no Haiti. Essa quantia é mais do que o necessário para resolver os problemas fundamentais de seu povo: a falta de energia, alimentos, moradia, educação e emprego.




Nesses quatro anos, não há notícias de nenhuma melhoria nas condições de vida dos haitianos Pelo contrário, há inúmeros registros de violação dos direitos humanos pelas próprias tropas estrangeiras que invadiram o país. Nós, como movimentos sociais brasileiros, nos dispomos a ajudar da forma que o povo do Haiti solicitar.




Sabemos que o Conselho de Segurança da ONU até o dia 15 de outubro de 2009 irá votar a renovação ou não do mandato da Minustah. Pelo que foi afirmado, os que abaixo assinam, nos pronunciamos pela imediata retirada das tropas brasileiras da MINUSTAH e do território haitiano. E por sua vez, exigimos da ONU que cesse esta missão de ocupação e de violação dos direitos do povo de Haiti.




Assinam:




Casa da America Latina
Conlutas
Coletivo de Hip Hop LUTARMADA
Instituto dos Defensores dos Direitos Humanso - IDDH
Instituto Politicas alternaivas para o Cone SUl - PACS
Jubileu Sul Brasil
Justiça Global
Movimento Sem Terra
Movimento Consulta Popular
Mandato Marcelo Freixo
Direito para Quem

-------------------------------------------------------------------------------

ANDES-SN

Nenhum comentário: