Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, novembro 20, 2009

ME GRITARAM: NEGRA!

O ponto alto dentre os eventos já realizados, como o Seminário “Rio Grande Negro do Sul” organizado pela área de Estudos Sociais do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, ou que ainda estão em realização, como o 1º Seminário da Consciência Negra de Pelotas promoção conjunta da Secretaria de Projetos Especiais (SPE) com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que integra a programação da Semana Municipal da Consciência Negra, será sem dúvida o projeto de intervenção/interação social Me Gritaram: Negra!




Na apresentação compacta apresentada na Feira do Livro, no entardecer de sábado (14) , e principalmente a sua íntegra levada na tarde/noite de domingo (15) no bairro Navegantes a julgar pela reação que pode ser percebida no semblante e nas falas das pessoas que o assistiram em um e outro espaço temos certeza de que o objetivo do projeto foi alcançado em um e outro momento e que os registros feitos e os debates que estes propiciarão em escolas, grupos sociais e comunitarios de nossa cidade e região resultarão em etapas onde se estará dando mais um passo á construção da consciência e identidade negra.
Didaticamente, muitíssimo bem elaborado, este projeto utiliza-se da dança e música afro de países como a Argentina, Peru, México, Cuba e Brasil como ferramentas pedagógicas à implementação da lei 10.639/03.
Inspirado no poema de Victória Santa Cruz Gamarra busca fazer com que a identidade negra possa fortalecer-se liberta de todo estigma negativo que a envolve nas relações raciais nesta sociedade brasileira ainda racista.
Neste 20 de novembro saúdamos toda a equipe que elaborou, produziu e executou este projeto.
Em nome de Pelotas, com certeza a mais negra das cidades do Rio Grande do Sul; Agradecemos, aplaudimos e pedimos: Bís! Bís! Bís! Muitas e muitas vezes.

Nenhum comentário: