Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Aminetu Haidar hospitalizada



















A lutadora saharauí cumpre, nesta Sexta-feira, o 33º dia de greve da fome numa cama de hospital. Na vigília do Porto foi distribuído um apelo a que o governo português interceda. O Congresso espanhol aprovou finalmente uma resolução em que critica Marrocos.

Aminetu Haidar foi hospitalizada, a seu pedido, durante esta madrugada. O internamento foi provocado por fortes dores abdominais, vómitos e náuseas. A activista saharauí mantém a greve da fome no hospital, estando a ser hidratada apenas com água, sem receber soro.

Aminetu Haidar cumpre nesta Quinta feira 32 dias de greve da fome, o mesmo número de dias que cumpriu quando foi presa em Marrocos em 2005.

Na vigília de solidariedade realizada nesta Quarta feira no Porto foi distribuída uma carta aberta onde é pedida a intervenção do governo português no sentido de pressionar as autoridades marroquinas, para que a activista saharauí "possa finalmente regressar e juntar-se aos seus no seu país". O apelo, que será entregue na próxima Sexta feira no Governo Civil do Porto, é subscrito, entre outros pelos escritores valter hugo mãe, Richard Zimmler e Regina Guimarães, pelos médicos Albino Aroso e Júlio Machado Vaz, pelo advogado Mário Brochado Coelho, pelo músico Miguel Guedes, pelo artista plástico Ângelo de Sousa e pelo professor universitário João Teixeira Lopes.

Nesta Quarta feira, o Congresso espanhol aprovou, finalmente, uma resolução que critica a atitude de Marrocos. Fernando Peraita da Plataforma de apoio a Aminetu Haidar, em declarações ao jornal El Pais, salientou que na resolução "se pede que Marrocos aceite Aminetu e lhe devolva o passaporte", o que é uma novidade, e sublinha também que na resolução se fale do direito à autodeterminação e se pede a que a missão da ONU no Sahara "aceite entre as suas funções o controlo e vigilância dos direitos humanos no Sahara Ocidental, tornando-o extensivo aos acampamentos de refugiados".

Para o próximo Sábado está convocada uma manifestação ibérica de solidariedade com Aminetu Haidar em Madrid, às 12h na Pr. Cibeles.

FONTE: ESQUERDA.NET

Nenhum comentário: