Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Coordenação Nacional delibera sobre conjuntura, resoluções, congressos e mobilizações em 2010


Reunião realizada em 11, 12 e 13 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), contou a presença de 165 participantes, sendo 83 representantes com direito a voto e 82 observadores. Estavam representadas 43 entidades sindicais, 17 minorias de entidades e oposições sindicais, três movimentos populares urbanos e quatro entidades estudantis.

Entre os principais pontos de pauta estiveram conjuntura e atividades, a reorganização do movimento, os congressos da Conlutas e de unificação, além de internacional, finanças e reuniões dos grupos de trabalho.

De acordo com as avaliações da conjuntura, a Conlutas soube perceber a gravidade da crise. Por isso, apesar de o governo afirmar o contrário o tempo todo, nossa entidade se preparou para realização de importantes mobilizações contra demissões e a retirada de direitos no decorrer de 2009. Para os membros da coordenação nacional, essa crise está abrandada neste momento, mas não está resolvida. “Isto porque é uma crise profunda e as empresas ainda não recompuseram suas taxas de lucro, assim tendem aplicar medidas que imporão mais ataques aos trabalhadores”, disse um dos dirigentes da Conlutas, Luis Carlos Prates, o Mancha, no debate sobre conjuntura.

Diante dessa avaliação, a Conlutas acredita que não existe perspectiva de recuperação do nível de emprego, os ataques vão continuar e a única forma de resistir é mantendo as mobilizações.

Campanhas que tiveram início em 2009 continuarão em 2010. Entre elas, pelo fim do fator previdenciário e pelo reajuste dos aposentados; a Conlutas denunciará ainda a medida provisória do governo que trata dos salários dos aposentados e o acordo feito com as centrais sindicais.

Contra a criminalização dos sindicatos, movimentos sociais, estudantil e popular ainda será uma importante bandeira no próximo ano, com a denúncia dos ataques sofridos por categorias em luta, movimentos sociais e populares no país. A Conlutas está denunciando a condenação do companheiro João Batista e outros do MTL, bem como repudia as ações judiciais de que são vítimas dirigentes do CPERS e do Fórum de Servidores Públicos, do MST e do MAB.

Contra a corrupção, a Conlutas se manifesta pelo Fora Arruda e apóia as mobilizações que exigem a sua saída do governo do Distrito Federal. Se incorporará ainda na campanha em defesa do meio ambiente denunciando o capitalismo como o destruidor do planeta e apontando a necessidade de transformação da sociedade e a construção de uma sociedade socialista que liberte a humanidade de toda forma de opressão e exploração.

Para organizar as lutas no próximo ano, vai indicar a realização de uma plenária no Fórum Social Mundial, dia 30/01, em Salvador (BA), onde aprovará um plano de ação em conjunto com as entidades que estão no processo de unificação.

A reunião orientou a todas as entidades e movimentos presentes a reunião a ampla divulgação do jornal que faz o balanço de 2009.

Também será aberto o debate nas entidades sobre as eleições presidenciais na perspectiva de um programa classista, socialista e de ruptura com o capitalismo.

Trabalho de base – Uma preocupação constante da entidade, a organização de base será tema de debates nos sindicatos para identificar os problemas existentes e como superá-los, além de buscar o fortalecimento da organização dos trabalhadores dentro de cada empresa. Este tema deve ser ponto de pauta do Congresso da Conlutas e será preparada uma proposta de campanha nacional exigindo a adoção de uma lei que garanta a proteção ao direito de organização nos locais de trabalho (delegados sindicais, ou comissão de trabalhadores, etc). Para este debate entidades e dirigentes serão estimulados a escrever e enviar contribuições, sejam relatos de suas experiências, sejam reflexões sobre o assunto.

Reorganização do movimento – De acordo com a avaliação dos membros da Coordenação Nacional da Conlutas, o seminário nacional de reorganização foi uma grande vitória com a deliberação da realização do congresso de unificação em junho de 2010. Por isso, a Conlutas participará desse congresso, empreendendo todos os esforços por um desenlace positivo do processo de fusão com a Intersindical e demais entidades. Até lá diversos debates serão realizados para discutir os temas pertinentes à unificação.

Os nomes que representarão a Conlutas na Coordenação Pró-Central, que está encarregada da preparação do congresso de unificação já foram aprovados e serão apresentados em breve no relatório da reunião.

Congresso da Conlutas – A Coordenação aprovou alterar a data de realização do II Congresso da Conlutas, para que seja realizado próximo ao congresso de unificação facilitando seu processo financeiro e de organização da atividade. Todo o processo de preparação e decisões sobre o congresso será divulgado em breve no relatório da reunião.

Setores - Além desses temas, a reunião da Coordenação Nacional da Conlutas debateu temas internacionais, finanças, e diversos setores fizeram reuniões. Houve um seminário jurídico da entidade, os grupos de trabalho de negros e negras, de mulheres, de GLBT, além de reuniões de trabalhadores por categorias e de jornalistas de entidades e movimentos ligados a Conlutas.

Todas os encaminhamentos aprovados nessas reuniões serão publicados em breve pela Conlutas. Aguarde!

FONTE: Redação - Conlutas

Nenhum comentário: