Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, janeiro 19, 2010

DA SÉRIE "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO CARNAVAL DE PELOTAS"

OU UM PEDIDO: MENOS, BEM MENOS...


Julgadores das categorias Especial e Mirim serão de Porto Alegre

Pela primeira vez na história do Carnaval de Pelotas, não serão os pelotenses os responsáveis pelo julgamento de quesitos concernentes às Escolas de Samba do Grupo Especial e às Escolas Mirins. A responsabilidade, neste ano, passa a ser de integrantes da Associação dos Jurados do Rio Grande do Sul (Ajucepergs). A informação foi repassada pelo presidente da Associação das Entidades Carnavalescas do município, Roberto Nunes. Ele disse ser esta uma antiga reivindicação dos presidentes de entidades locais.

Segundo a titular da Secretaria de Projetos Especiais, Cláudia Ferreira, o fato de as principais entidades do Carnaval serem julgadas por pessoas de fora do município só vem a somar, pois nosso Carnaval será avaliado a partir de outra ótica. “Será um novo olhar sobre o desempenho de nossas entidades, possibilitando também a minimização de qualquer tipo de reclamação pelo trabalho de julgadores locais. Todos os anos, alguma entidade se sentia prejudicada com o trabalho dos julgadores, por isso a associação das entidades buscou pessoas de fora, isentas do trabalho que é realizado aqui”, explica.

Este é também o primeiro ano em que a Associação das Entidades Carnavalescas assume a responsabilidade total sobre a questão do júri do Carnaval. Ao todo, 18 jurados virão de Porto Alegre - dois para cada um dos quesitos avaliados. Além de julgarem o Grupo Especial, 16 deles serão responsáveis também pelo julgamento das Escolas Mirins, que possuem um quesito a menos que o Grupo Especial. Este grupo apreciará os seguintes quesitos: Comissão de frente, Mestre-sala e Porta-Bandeira, Enredo, Samba Enredo, Bateria, Fantasias e Destaques, Alegorias e Adereços, Evolução e Harmonia Musical (quesito não computado nas Escolas Mirins).

As demais categorias estarão sob o crivo dos julgadores locais, cuja pré-seleção acontece no decorrer da próxima semana.
FONTE: SECOM

Nenhum comentário: