Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, janeiro 05, 2010

Funasa confirma primeiros casos de gripe suína entre ianomâmis

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) confirmou nesta terça-feira os dois primeiros casos de gripe A (H1N1) --conhecida como gripe suína-- entre os ianomâmis no país. De acordo com o órgão, há ainda uma criança indígena de dez anos com suspeita de ter contraído a doença.

Os casos aconteceram em uma comunidade localizada a 100 km de Santa Isabel do Rio Negro (632 km de Manaus). O resultado dos exames saiu na semana passada, mas só foi informado nesta terça pela Funasa.

De acordo com o órgão, os dois homens infectados, Oscar e Alfredo Yanomami, 28, já se recuperaram e passam bem.

Já o menino de dez anos foi removido da comunidade no domingo, por um helicóptero fretado. Ele está internado em um hospital em Santa Isabel e não corre risco de morrer. Não há previsão para alta.

Os exames que podem confirmar a doença ficarão prontos na sexta-feira. A Funasa não informou se há outros casos suspeitos na comunidade.

A vigilância sobre possíveis casos da doença no Amazonas e em Roraima --Estados onde fica a reserva ianomâmi-- aumentou em novembro, após o governo venezuelano confirmar um surto da doença entre índios da mesma etnia. No Brasil, porém, não foi confirmado nenhum caso na época.

Relatório divulgado pela Funasa em dezembro informa que a gripe A já matou dez índios no país, no RS, em SP e em MT. Foram confirmados ainda 338 casos da doença entre indígenas.

FONTE: FOLHA ONLINE

Nenhum comentário: