Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, janeiro 19, 2010

PSTU busca mobilização dos trabalhadores

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) foi fundado em 1994, unindo diferentes organizações, grupos e ativistas independentes. A maioria dos que fundaram o PSTU veio de uma ruptura sob a alegação de que o Partido dos Trabalhadores (PT) não seria uma alternativa estratégica para a construção de uma direção revolucionária no país. Ironicamente, a sigla possui 13 filiados em Pelotas, de acordo com dados de novembro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PSTU considera a fundação da nova legenda como uma unificação de setores revolucionários diante das inúmeras rupturas na esquerda. A agremiação costuma participar de ações ao lado do movimento sindical e estudantil.

O partido adotou como princípios a mobilização permanente dos trabalhadores, com apoio a greves, ocupações de terra e prédios públicos. O PSTU se diz defensor de todas as lutas dos trabalhadores e jovens, inclusive o direito das massas de utilizar ações radicalizadas contra a burguesia e o governo.

A concepção de socialismo do PSTU é diferente das ditaduras stalinistas do leste europeu, pois a sigla condena a burocracia desses regimes que reprimia os trabalhadores em defesa dos interesses materiais. O objetivo do partido é um Estado apoiado nas organizações trabalhadoras que chegará ao poder através de uma revolução social feita pelas massas.
FONTE: DIÁRIO POPULAR

Nenhum comentário: