Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, fevereiro 28, 2010

Curso estimula bacharéis negros

Com a mesa-redonda "Racismo institucional: constatações e possibilidades de superação", o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançará na próxima segunda feira, dia 1º de março, o projeto Curso Acredite!, destinado a jovens negros bacharéis em direito interessados em ingressar na carreira jurídica ou exercer a advocacia.

O projeto é pioneiro no Brasil e tem o apoio da Escola Fundação Escola do Ministério Público, da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre, da Rede Record e da OAB do Rio Grande do Sul.

O secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(Seppir), Elói Ferreira de Araújo, e o ouvidor Humberto Adami, participam da mesa-redonda que acontecerá às 18h30, na sede da OAB gaúcha. O Ministério Público é o proponente do projeto.

Rede gaúcha

Paralelamente ao lançamento do curso, está sendo criada a Rede Afro-Gaúcha de Profissionais de Direito, que tem como objetivo agregar acadêmicos e profissionais de direito. Também foi criada, no âmbito da OAB gaúcha, a subcomissão de igualdade e de assuntos antidiscriminatórios.

Acredite

O Curso Acredite! tem como objetivo aumentar o número de advogados, juízes, promotores, procuradores e desembargadores negros. Em um estado em que a presença negra é estimada em 15% da população, o número é reduzidíssimo. Segundo informações dos organizadores do evento, há somente 2 procuradores na ativa, 1 desembargador, 1 juiz e 1 promotor negros em um universo de mil integrantes dessas carreiras.

O projeto oferece 40 vagas para bacharéis em direito e as aulas acontecerão na Fundação Escola do Ministério Público. Para o segundo semestre está sendo discutida a possibilidade de uma nova turma na Associação dos Juízes gaúchos, que demonstrou interesse pelo projeto. Além de interessados em ingressar nas carreiras jurídicas, o curso também poderá ser cursado por jovens negros interessados em exercer a advocacia.

O custo estimado do curso é de R$ 345 mil por 14 meses. Além das parcerias já definidas, estão sendo feitas gestões com a Seppir visando a obtenção de recursos.

Serviço
Projeto Curso Acredite!

Data/horário: 1º de março de 2010, às 18h30
Local: sede da OAB, na rua Washington Luiz, 1.110, Porto Alegre (RS)
FONTE: FUNDAÇÃO PALMARES

Nenhum comentário: