Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, março 25, 2010

Angola: Marcha contra as demolições em massa












Nesta Quinta feira em Benguela, vai realizar-se a marcha "Não partam a minha casa", convocada pela associação Omunga e apoiada por muitas outras organizações. Arcebispo do Lubango pronuncia-se contra as demolições.

Nesta Quinta feira, 25 de Março de 2010, foi convocada para a cidade de Benguela uma marcha contra as demolições e desalojamentos forçados, pela associação Omunga.


Sob a direcção directa do governador da província de Huíla, Isaac dos Anjos, milhares de pessoas foram desalojadas à força e viram as suas pobres habitações demolidas, muitas sem sequer puderem salvar todos os seus parcos haveres.


O arcebispo de Lubango da Igreja Católica, Dom Gabriel Mbilingui, visitou o local onde as pessoas acabaram por ser "literalmente despejadas" e relata à rádio as "condições indignas" e a "situação calamitosa em relação aos direitos humanos".


O arcebispo relata que o governador reuniu com os parceiros sociais apenas para os informar que as demolições em massa iam começar, na época das chuvas ao contrário do que estava inicialmente definido e violando todo o projecto inicial. Perante o protesto dos parceiros, incluindo padres e pastores de várias religiões, exclamou:


"Não rezem pelo que acontece, rezem por mim!". O arcebispo responde: "Rezamos pelo bem de todos. Não é para alguém que faça uma acção totalmente maligna contra as populações e nós vamos pedir que Deus o ajude...".


O governador da Huíla também pretendeu impedir que a marcha contra as demolições se realize, mas a associação Omunga manteve a convocatória, conta com apoios amplos da sociedade civil e de muitas personalidades


e apela:


No dia 25 de Março de 2010, simplesmente grita "Não partam a minha casa, sou ser humano!", "Não me obriguem a viver em tendas, tenho dignidade!"

FONTE: esquerda.net:

Nenhum comentário: