Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, março 24, 2010

Lula recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra






Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregaram hoje (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pauta de reivindicações do Grito da Terra 2010.

No documento as reivindicações estão divididas por temas direcionados a diversos ministérios, além da Presidência da República e da Casa Civil. Os trabalhadores querem a atualização dos índices de produtividade da terra e pedem que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) seja transformado em lei.

Eles reivindicam também a necessidade de recomposição dos valores propostos no Orçamento da União para ações de reforma agrária, em especial para a obtenção de terra e infraestrutura.

O presidente da Contag, Alberto Broch, afirmou que o movimento quer ainda que sejam destinados R$ 20 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar deste ano. No último plano a previsão orçamentária foi de R$ 15 bilhões.

Broch relatou que ao receber a pauta de reivindicações o presidente Lula determinou que os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, deem atenção às reivindicações.

Segundo Broch, a expectativa é que as negociações tenham início em breve e avacem até maio, quando o Grito da Terra chega a Brasília.

“Vamos começar, a partir do início de abril, uma forte e intensa negociação por mais de 40 dias para chegarmos a uma negociação final em maio, quando milhares de trabalhadores rurais marcharão para Brasília e queremos sair com essa pauta negociada.”

Educação, saúde e direitos das mulheres e dos jovens também fazem parte da pauta do Grito da Terra de 2010. Na área de educação, a Contag pede a inclusão de um capítulo sobre educação no campo no Plano Nacional de Educação.

Os movimentos sociais reivindicam ainda a inclusão de jovens solteiros no cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ter acesso à terra e medidas para facilitar o acesso das mulheres ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Entre as reivindicações também está a criação de políticas públicas para os trabalhadores assalariados rurais com a efetivação de um programa nacional de emprego e geraçãode renda.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: