Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, março 27, 2010

Nós do Morro

O Nós do Morro foi fundado em 1986, com o objetivo de criar acesso à arte e à cultura para as crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal. Hoje, o projeto se consolidou e oferece cursos de formação nas áreas de teatro (atores e técnicos) e cinema (roteiristas, diretores e técnicos), abrindo e ampliando os horizontes para um sem-número de crianças, jovens e adultos moradores, ou não, do Vidigal.

O Nós do Morro é fruto da idéia do jornalista e ator Guti Fraga. Fraga e um Grupo de jovens moradores locais se uniram para dar início ao então chamado Projeto Teatro-Comunidade: uma idéia inovadora, já que, até então, a maioria dos projetos culturais voltados para as comunidades carentes no Rio de Janeiro vinham de fora e nem sempre se adaptavam à realidade do público a que se destinavam.

20 Anos de História

1986 / 1991 – Começa a viagem do Nós do Morro, no Centro Comunitário do Padre austríaco-alemão Hubert Leeb. Ali, o Grupo começou a se reunir e a produzir seus primeiros espetáculos, que falavam do cotidiano do Vidigal e eram entremeados por montagens de textos clássicos da dramaturgia nacional.

1991 / 2001 – Depois de sair do Centro Comunitário do padre Leeb, o Grupo perambulou por vários espaços até conseguir se instalar nos fundos da Escola Municipal Almirante Tamandaré, em 1995. Estava iniciada uma nova fase para o Nós do Morro. O Grupo alcançou o reconhecimento da sociedade, recebeu prêmios e homenagens pela relevância do trabalho realizado.

2001 / 2007 – O patrocínio da Petrobrás, a partir de 2001, a consolidação administrativa e da metodologia pedagógica, com a criação de turmas divididas por faixa etária e de uma grade curricular, aliadas à conquista do Casarão – onde funcionam a administração e os cursos de formação – possibilitaram a expansão da marca Nós do Morro nacional e internacionalmente.

2007 – O infinito é o limite! Hoje, o Nós do Morro se prepara para o amanhã: teatro, cinema, canto, dança, música, multiplicações para outros lugares. Integração com a nossa comunidade e outras nos lugares onde foram instalados núcleos de produção com a filosofia do Nós do Morro: tudo é real e tudo funciona ao mesmo tempo. Uma verdadeira ciranda que não pode parar!

Nenhum comentário: