Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, março 19, 2010

Relatório da ONU revela situação chocante da tribo Guarani, no Brasil





A situação da tribo guarani do sul do Brasil é um dos piores de todos os povos indígenas das Américas, diz um novo relatório da Survival à ONU.

O lançamento do relatório coincide com o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, de 21 de março.

O Guarani sofrem altas taxas de suicídio, a desnutrição, a prisão injusta e alcoolismo, e são regularmente alvejado e morto por pistoleiros contratados pelos fazendeiros que ocuparam suas terras.

A negação dos direitos dos índios a terra é apontado no relatório como a principal causa desta situação explosiva.

O relatório adverte que a crescente demanda por etanol como uma alternativa à gasolina terão mais terras dos Guarani e agravar ainda mais a situação.

Apesar de viver em um dos estados mais ricos em um dos maiores do mundo, as economias emergentes, Guarani vivem em extrema pobreza. Alguns outros vivem em tendas do lado de rodovias ocupado, em reservas crônicamente superlotados, onde são dependentes de subsídios governamentais.

Uma vida em comunidade Guarani na beira da estrada, que viram três dos seus líderes mortos por pistoleiros fazendeiros ", disse," Estamos ficando impacientes com a demora excessiva de demarcação de terras. É nos matando lentamente e expondo-nos ao genocídio ".

Sobrevivência diretor Stephen Corry, disse hoje, 'Este relatório expõe a terrível situação que enfrenta o Guarani. É de responsabilidade moral e jurídica do governo brasileiro para garantir que as violações dos direitos humanos e a discriminação racial, que os Guarani estão sofrendo está parado. Se a ação rápida e eficiente, não é tomada, muitas outras Guarani vai sofrer e morrer ".

Alguns fatos

Violência Os Guaranis sofrem ataques violentos e muitos líderes guarani foram assassinados. 42 Guaranis foram assassinados em Mato Grosso do Sul em 2008 por causa de conflitos internos e externos.

Suicídio A taxa de suicídio entre os Guaranis é um dos mais altos do mundo. Mais de 625 Guaranis cometeram suicídio desde 1981 (quase 1,5% da população Guarani) e, em 2005, a taxa de suicídio Guarani foi de 19 vezes a taxa nacional. Guarani crianças tão jovens quanto nove anos de idade ter tomado suas próprias vidas.

Desnutrição e má saúde: Dentre os Guaranis muitos sofrem de desnutrição, e sua taxa de mortalidade infantil é superior ao dobro da média nacional, enquanto a expectativa de vida é mais do que 20 anos inferior à média nacional.

Prisão injusta: Os Guaranis são muitas vezes indevidamente presos, com pouco ou nenhum acesso a aconselhamento jurídico e intérpretes. Eles servem "penalizações excessivamente duras para crimes de menor gravidade".

Exploração de trabalhadores manuais: Guaranis muitos são forçados a trabalhar no corte de cana-de-açúcar para as fábricas de etanol, que agora ocupam suas terras. Eles ganham salários miseráveis e estão expostos a condições desumanas de trabalho.

FONTE:Survival International

Nenhum comentário: