Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, abril 05, 2010

ALMIRANTE NEGRO: ANISTIA; O DITO E O FEITO ...

O DITO:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira a anistia póstuma ao marinheiro João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, que eclodiu em 1910. A anistia foi proposta em 2002, pela senadora Marina Silva (PT-AC).

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, vai se reunir com o prefeito César Maia em agosto para discutir a instalação de uma estátua em homenagem a João Cândido na Praça XV, Centro do Rio, palco da Revolta. O ministro vai sugerir que a inauguração do monumento ocorra em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e Feriado Municipal de Zumbi dos Palmares.

“É uma medida emblemática na luta contra o racismo e pela Igualdade Racial, quando comemoramos 120 anos da Abolição da Escravatura. João Cândido é um herói negro do Brasil”, destacou o ministro Edson Santos.

FONTE: SEPPIR


O FEITO:



Herói injustiçado

Matéria da revista Isto É de 31 de março, edição 2107, traz a história da anistia do líder da Revolta da Chibata, João Cândido. A família do herói negro, quer os mesmos direitos que os perseguidos pela ditadura militar.

"Em 2008 uma lei finalmente concedeu anistia póstuma a ele e a outros marinheiros. A reparação, porém, foi incompleta. No ano do centenário da Revolta da Chibata, João Cândido e outros revoltosos continuam sem as devidas promoções e seus familiares sem receber indenização - como aconteceu com os que resistiram à ditadura militar - por exemplo", diz o texto da revista.

FONTE: FUNDAÇÃO PALMARES

Nenhum comentário: