Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, abril 28, 2010

Ingresso não dará mais direito a doce

Organização da feira de Pelotas causou polêmica ao suspender a tradição





A Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas começará mais amarga para os visitantes neste ano. Por decisão da organização, o ingresso deixará de dar direito a um doce grátis, como tradicionalmente ocorria.

Embora a ideia tenha sido cogitada na edição passada, o anúncio da mudança causou incômodo às doceiras que participam da feira. Kris Fernandes, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, calcula que cada doceira vai vender 30% a menos com a medida.

– A maioria dos doceiros desaprovou a ideia. A Fenadoce foi feita em cima dessa ação, já é algo bem tradicional, e agora vamos ter de pensar em outra forma de chamar o visitante – preocupa-se Maria Helena Lubkejeske, proprietária de uma doçaria em Capão do Leão.

De acordo com Enio Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), instituição organizadora do evento, a mudança foi ocasionada principalmente pela escolha de não aumentar em R$ 2 o valor do ingresso, fixado em R$ 5.

– Estamos com o mesmo valor de ingresso há cinco anos, e o preço das iguarias vem subindo. Além disso, 20% dos doces grátis da última edição não foram retirados – justifica.

Novas estratégias para atrair visitantes

O presidente do CDL ressalta que as crianças que já visitavam a feira com entrada franca, mas não tinham direito ao doce, vão receber o brinde na entrada.

– A ação foi criada para apoiar as doceiras que nas primeiras edições ainda possuíam um trabalho artesanal e necessitavam da venda garantida. Hoje, as que cozinhavam em casa possuem empresas e funcionários – argumenta.

Outra questão levada em conta na hora da decisão foi a regularização da meia-entrada. Na edição deste ano, pessoas acima dos 60 anos e estudantes com carteiras de institutos de ensino pagarão metade.

– Antes, não tínhamos como dar meio doce – exemplifica Lopes.

FONTE ZERO HORA

Nenhum comentário: