Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, abril 06, 2010

Latifundiários continuam desmatando no Mato Grosso


Na semana passada, agentes do Ibama aplicaram multas a fazendeiros e empresas de oito municípios do Mato Grosso em mais de R$ 12 milhões por desmatamento ilegal.


Apenas um fazendeiro de Nova Ubiratã, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, foi autuado em mais de R$ 11 milhões, acusado de cortar, sem autorização, cerca de 2,2 mil hectares de mata nativa da Amazônia. A área corresponde a 14 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


A ação faz parte da Operação Arco de Fogo, feita durante o mês de março por agentes do Ibama de Minas Gerais. Orientados pelas imagens de satélites obtidas pelo Sistema de Detecção de Desflorestamento em Tempo Real (DETER), eles fiscalizaram, por terra e por ar, 18 áreas da Amazônia Legal, no norte de MT. Nesses locais ocorreu, durante os anos de 2008 e 2009, corte de vegetação ou desmatamento a corte raso, num total de mais de 15 mil hectares, ou cerca de 150 quilômetros quadrados.


A fiscalização também realizou auditoria em 11 empresas suspeitas de comércio ilegal de produtos florestais. Cinco foram multadas. No total, cerca de 545 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos.

FONTE: Agência Amazônia

Nenhum comentário: