Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, abril 05, 2010

Líderes sul-aficanos advertem para perigo de vingança





Líderes sul-africanos advertiram para as consequências de qualquer tentativa de defensores da supremacia branca de vingar a morte do seu líder, Eugene Terreblanche.




O ministro do Interior, Nathi Mthethwa, disse que tal atitute não ajuda a presente situação no país, enquanto que o Presidente Jacob Zuma apelou para a unidade nacional.


No domingo, os seguidores de Terreblanche do partido AWB de ultra-ditreita prometeram vingança. Eles acusam Julius Malema, o líder da Liga da Juventude do ANC, de acções inflamatórias.


Malema que no mês passado, entou uma canção cujo refrão é 'matem farmeiros brancos', num encontro de estudantes, deverá regressar do Zimbabwe, esta segunda-feira. A sua resposta está a ser ansiosamente esperada.


O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que ninguém deve usar esta situação para incitar ódio racial.


"Aqueles mais próximos de Terreblanche estão num momento de dor. Mas, esta é a altura em que devemos testar a nossa liderança responsável, de forma a manter este país unido para estancar a violência…o crime violento deve ser vencido por todos nós."


"Condeno este acto, cobarde de assassinato de Terreblanche. É inaceitável na nossa sociedade democrática." - disse o presidente Jacob Zuma.


De acordo com correspondentes, o assassinato de Terreblanche no sábado, foi resultado de uma disputa de dinheiro e salários não pagos com dois dos seus empregados.


O seu corpo foi encontrado em cima da cama, na sua fazenda nos arredores de Johanesburgo. Perto do corpo estavam a catana e os paus usados para o matar. Dois jovens que trabalhavam na fazenda foram detidos para investigação.

FONTE: BBC ÁFRICA

Nenhum comentário: