Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, maio 05, 2010

Censo 2010 perguntará cor e raça de todos os brasileiros

Questões podem ser respondidas pela web como ‘último recurso’, diz IBGE.
Censo começa em três meses e terá pergunta sobre relação homoafetiva.




A coleta de informações para o Censo 2010 começa em três meses e traz novidades como perguntas sobre cor e raça e relação homoafetiva. Desta vez também haverá a possibilidade de o questionário ser respondido pela internet, embora esta opção seja utilizada como "último recurso", segundo o IBGE.

A partir de 1º de agosto, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitarão 58 milhões de domicílios em busca de um retrato atualizado da sociedade brasileira. Serão coletados dados sobre as características dos domicílios, relações de parentesco, fecundidade, educação, renda, trabalho, cor, raça e religião.

Quem não tiver tempo para receber o recenseador poderá responder aos questionários pela internet. O IBGE alerta, no entanto, que o ideal é uma conversa direta com o entrevistador do órgão. “Existe uma dificuldade histórica de disponibilidade das pessoas. A internet aparece como um último recurso para que o Censo seja respondido”, explicou a assessoria do IBGE.

Para utilizar a web, o entrevistado deve receber do recenseador um “e-ticket”, com o nome para acesso, senha e o site onde o questionário estará disponível. O Censo 2010, que terá orçamento de R$ 1,67 bilhão, será o primeiro totalmente informatizado, com a utilização de computadores de mão equipados com GPS e mapas digitalizados. Os novos recursos devem facilitar a apuração dos dados. Os primeiros resultados serão divulgados em dezembro deste ano.

Integram o Censo 2010 o questionário “Básico” e o de “Amostra”. O primeiro traz perguntas sobre as características dos moradores – sexo, idade, cor ou raça, educação e rendimento– e as características dos domicílios – abastecimento de água, saneamento básico e existência de energia elétrica. Já o questionário “Amostra”, que tem menos entrevistados, contém perguntas mais abrangentes sobre os domicílios, como número de cômodos, e dos moradores, como religião, deficiências, migração e estado civil.

Relação familiar
Para obter um cenário mais completo da família brasileira, o Censo deste ano vai introduzir nove categorias, entre elas a de “cônjuge do mesmo sexo”, “filho somente do responsável”, “enteado”, “agregado” e “parente do empregado doméstico”

.

Cor e raça
No Censo 2010, o IBGE vai perguntar qual a cor e raça de todos os brasileiros. No Censo anterior, de 2000, o questionamento era feito apenas no questionário da Amostra, respondido apenas por uma parcela da população. No novo Censo, as perguntas sobre cor e raça serão feitas também no questionário básico.

Registro de Nascimento
Para conhecer o perfil e o local onde moram as famílias que não têm os filhos registrados, o Censo 2010 vai perguntar pela primeira vez se as crianças de até dez anos têm registro de nascimento. O objetivo é orientar políticas públicas e campanhas de registro civil. Dados do IBGE apontam que 9% das crianças que nasceram em 2008 não foram registradas.

Transporte
Também farão parte dos questionários perguntas sobre o tempo gasto pelas pessoas para se deslocarem de casa para o trabalho ou local de estudo. As informações, segundo o IBGE, vão auxiliar na identificação de municípios que fazem parte de um mesmo aglomerado urbano, o que deve facilitar o planejamento de uma rede integrada de transporte.
FONTE: G1

Nenhum comentário: