Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, maio 11, 2010

Oficialização do programa assistencial a doentes falciformes

Nesta quinta-feira (13), às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura, ocorre a oficialização do Programa Municipal para Assistência aos Portadores de Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias. Em funcionamento desde o final de 2008 no Município, no Centro de Especialidades, o programa já atendeu cerca de 200 pessoas – todos os bebês que tem alguma alteração do teste do pezinho são encaminhados para a realização de testes – e, atualmente, dez pacientes são acompanhados em tratamento.

“O Programa evitou que todas estas pessoas tivessem que se deslocar até Porto Alegre para fazer exames e medicação”, explicou a coordenadora, a hematologista Cecília Lorea. O ato solene deve contar com a presença de lideranças da comunidade afro de Pelotas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está mapeando cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas nas macroáreas do município, que servirão como porta de entrada do Programa. “Para a oficialização do programa, foi escolhida o dia 13 de maio por ser um dia de reflexão para o povo afro-descendente, como modo de enfatizar nossa priorização a estas demandas”, comentou o secretário Francisco Isaías.
A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, teve origem na África e foi trazida às Americas pela imigração forçada de escravos, no século XVI. Afeta principalmente a população negra - aproximadamente uma criança afro-brasileira em cada 37.4 mil nascem com a enfermidade. A denominação é usada para caracterizar uma doença causada pela presença de hemoglobina S (HbS) nas hemácias de um indivíduo. A hemoglobina anormal formada, HbS, substitui a hemoglobina A1 (HbA1) normal presente nas hemácias, alguns sintomas são efeitos da crise crise vaso-oclusivas: causada pelas hemácias em forma de foice, que obstruem os capilares e restrigem o fluxo sanguíneo aos órgãos, causando isquemia e dor; devido a sua função de "limpar" as hemácias com defeito, o baço acaba sendo afetado; priapismo (dor quando ocorre ereção do pênis); e efeitos da hemólise crônica: ocorre aumento de reticulócito e queda de hemoglobina e hematócrito. A anemia falciforme é um tipo de doença falciforme, o homozigoto.
FONTE: SECOM

Nenhum comentário: