Pouco antes da 1h da madrugada desta segunda (quase 20h pelo horário de Brasília), uma explosão aconteceu no estádio de Durban, onde aconteceu a goleada por 4 a 0 da Alemanha sobre a Austrália.

A explosão foi causada, segundo funcionários da segurança do estádio, por policiais que lançaram uma bomba de efeito moral para tentar conter um protesto de funcionários que alegam não ter recebido o dinheiro combinado da organização da Copa do Mundo. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

O repórter cinematográfico da ESPN Brasil, Julio Guaraldo, contou o que viu e registrou em parte: "Foram bombas de gás lacrimogênio. Voavam. E teve balas de borracha. Vi uma pessoa caída e outra sendo carrregada."

"Eles precisam pagar o que nos devem", disse Noiovu Zandine, uma das manifestantes, que trabalhou durante a partida entre Alemanha e Austrália.

"A Fifa falou que ia nos pagar 1500 rands (cerca de R$ 350) por jogo. E pagaram só 200 rands (aproximadamente R$ 70). A í começou a greve, é uma questão de salário. Temos família para criar. A bomba foi da polícia", disse Mtdokozisi Hlongwa, que estava na fila do pagamento.

Um funcionário da Fifa, Hyder Khan, que tratava da negociação sobre o pagamento não quisa falar sobre a confusão. Ele estava acompanhado de chefes de segurança que também não quiseram comentar o assunto.

"Depois, depois, ninguém precisa falar disso agora", disse um deles. A reportagem perguntou sobre a bomba, e outro chefe do policiamento que não quis se identificar disse: "Não houve bomba, houve apenas uma pequena insatisfação dos funcionários.".

Centenas de funcionários, monitores e voluntários entraram em pânico e iniciaram uma correria no estacionamento do estádio.

No chão do estacionamento, com alguns poucos carros por conta do horário avançado, a reportagem encontrou várias garrafas quebradas.

Policiais impediram o acesso da imprensa a uma reunião referente ao pagamento do funcionários.

FONTE: FOLHA.COM