Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, junho 24, 2010

Moçambique assinala 35 anos de Independência



Um vasto leque de actividades está programado para esta sexta-feira, quando Moçambique assinala os 35 anos da sua Independência.


Uma gigantesca cerimónia vai ter lugar na Praça da Independência na capital Maputo, onde se aguarda a presença de milhares de pessoas, incluindo Chefes de Estado dos países convidados.

O ambiente é de festa, por entre a convicção de que o país deve fazer mais perante os desafios que enfrenta actualmente.

Vai e já está a ser uma festa de arromba. Moçambique preparou-se e vestiu-se a rigor para celebrar os 35 anos da sua independência, como são prova os muitos locais aqui em Maputo onde são visíveis bandeiras coloridas e dísticos.

As cerimónias centrais serão carregadas da solenidade que exigem e estão agendadas aqui para Maputo.

Na Praça da Independência, haverá um desfile, discursos da praxe, poesia, salvas de canhão e um mega concerto musical.

À festa vão juntar-se milhares de Moçambicanos e ainda os Chefes de Estado do Botswana e Zimbabué, os Reis da Swazilândia e do Lesotho e antigo estadistas como Thabo Mbeki da África do Sul e Sam Nujoma da Namíbia.

Foi a 25 de Junho de 1975 que Samora Machel, o primeiro Presidente deste país, proclamou a Independência total e completa de Moçambique.

FONTE: BBC/ÀFRICA

Nenhum comentário: