Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, agosto 10, 2010

Hidrelétricas ameaçam indígenas de três continentes







Nos próximos anos, o Banco Mundial destinará US$ 11 bilhões para a construção de 211 projetos hidrelétricos em todo o mundo. Essa retomada da exploração dos recursos hídricos para a produção de energia elétrica pode colocar em risco a sobrevivência de povos indígenas da Ásia, África e América. Foi o que mostrou um relatório divulgado por uma organização internacional nesta segunda-feira (9).

A inundação de florestas e terras cultivadas, a destruição de casas e o deslocamento forçado de diversas comunidades são algumas das consequências causadas pela instalação de uma usina hidrelétrica. O relatório aponta que a maior parte das comunidades afetadas depende diretamente dos rios para sobreviver. Muitas vezes, as famílias são transferidas para terras estéreis, onde a produção agrícola é inviável.

O relatório cita a usina de Belo Monte, que será construída no rio Xingu, no estado do Pará, como um exemplo de desrespeito às comunidades tradicionais. Tema de diversas batalhas judiciais, o megaempreendimento obteve licenciamento ambiental sob críticas de ambientalistas, organizações sociais e membros do Ministério Público. A área inundada afetará diretamente nove povos indígenas, além de comunidades ribeirinhas e pequenos agricultores.

FONTE: Radioagência NP

Nenhum comentário: