Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, outubro 09, 2010

Sindicatos de toda a Europa reunidos em Lisboa




Sindicatos e representantes dos trabalhadores de toda a Europa estiveram reunidos este fim-de-semana em Lisboa no Encontro da Rede de Sindicalistas do Partido da Esquerda Europeia.





A actual crise política mundial e as consequências para o sector dos transportes e a 'Estratégia 2020' estiveram em discussão com enfoque para os processos de privatização forçada dos aeroportos e portos em toda a Europa.

Eduardo Chagas, secretário-geral da Federação Europeia dos Transportes, discutindo os transportes e as lutas dos trabalhadores do sector, enfatizou a necessidade de trabalho conjunto entre os sindicatos de todos os países europeus e a necessidade complementar a mobilização com a negociação e a pressão política sem renunciar a nenhum objectivo, por muito complicado que ele seja.

Durante a reunião Costas Isychos, do partido grego Synaspismos, informou que a privatização dos portos civis de águas profundas gregos estão a ser acompanhados de um processo paralelo de militarização através do estabelecimento de acordos bilaterais com Israel e a NATO. O estado Grego não só fica assim privado dos equipamentos estratégicos nacionais como também oferece um negócio de rendimento garantido aos consórcios mundiais, explicou.

Segundo o sindicalista, o próprio território grego está hoje militarizado sem perspectivas de qualquer usufruto público dos equipamentos e território de alguns portos gregos estratégicos, alugados em regime de prestação de serviços sem qualquer controlo público.

O paralelismo entre a situação grega e portuguesa foi igualmente discutida. Em apenas dois anos os cidadãos gregos sofreram três vagas de cortes salariais, começando com 3,7% vão agora numa média de 30%, revelando a possível trajectória política que será prosseguida pelo governo de Sócrates em Portugal durante a actual legislatura.

O eurodeputado do Bloco Miguel Portas também esteve presente no encontro e propôs como principal objectivo para 2011 definir um tema comum que permita a junção e coordenação das diferentes forças sociais e sindicais, “ultrapassando as diferenças de escala entre os problemas de cada país”, e “possibilitando deste modo uma agenda de propostas positivas e de acção que ultrapasse uma luta limitada à resistência aos ataques neo-liberais”.

A "iniciativa de cidadania europeia", instituída pelo Tratado Lisboa, criou a ferramenta através da qual esta luta se poderá expressar durante o ano de 2011.

FONTE: ESQUERDA NET

Nenhum comentário: