Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, outubro 22, 2010

"Sou do Santo e me Orgulho"

Resposta a Márcio Alexandre

Que Yemonja te cubra e abençoe, sempre!
Mo juba,

Márcio,

Você tem toda razão quando fala que a questão é complexa, histórica e que a não-participação política foi defendida pelos nossos mais velhos como estratégia de sobrevivência de nossas liturgias e casas. Por certo, iniciativas como a sua - de propor uma Conferência Nacional Sobre Liberdade Religiosa - é mais que bem-vinda.

Nós, o povo do santo, precisamos nos acostumar a fazer da participação política uma constante para que possamos garantir, não privilégios, mas direitos civis, previstos na Constituição Federal. A única coisa que não concordo com você é a de não apontar uma solução específica. Todos sabemos que apontar soluções para o enorme problema da intolerância religiosa no país cabe ao coletivo, não a uma única pessoa.

A campanha "Sou do santo e me orgulho" - que conclama os adeptos da umbanda e do candomblé a comparecer às urnas de branco, no próximo dia 31/10 - é a proposta de uma atuação institucional da religião. É dizer que estamos num momento que não é mais possível agir individualmente, com egoísmo ou vaidade. É fortalecer a auto-estima de milhares de cidadãos que, além de não se verem contemplados na vida cotidiana, sequer são lembrados nas dicussões que irão pautar o país por quatro anos.

Tanto Dilma quanto Serra absolutamente não sabem - por conveniência - de nossas lutas e necessidades.

Acredito que a maior decepção de quem tem formação política na luta de classes é ver um projeto partidário e governamental que nos trata como se ainda estivéssemos na senzalas, nos relegando a receber cestas básicas e mapeamento. Este governo fez justamente isso.

Temos fome, sim! Mas esta fome é muito mais por de dignidade, respeito e justiça do que propriamente por alimentos. Mesmo com a pobreza ainda sendo um dado característico do candomblé e da umbanda, não podemos defender apenas ações assistencialistas.

Não avançamos na implementação da Lei 10639/03; o Rio de Janeiro ainda é o único estado que tem delegacias que tipificam corretamente o crime de intolerância religiosa na Lei 7716/89; as vítimas da discriminação - e você sabe que não são poucas - não têm para onde correr; nossas casas continuam sendo alvo cotidiano de fanáticos religiosos que teimam em nos declarar como adoradores de demônios, e as nossas crianças sequer podem ir para a escola com eketés ou ojás porque são alvo de chacota e muitas vezes de agressões.

Quando denuncio o avanço do neopentecostalismo nos últimos oito anos o faço - com tristeza e lamentação - com base nas mais de oitenta concessões de rádio e TV recebidas pela IURD e em mais outras dezenas para neopentecostais. Minha fonte é o Ministério das Telecomunicações. Enquanto o governo só se preoupa em nos manter alimentados - na lógica da escravidão e subserviência - dá o chicote na mão dos obreiros da IURD, do Malafaia, do Manoel Ferreira, dos Garotinhos... Assim não tem condição de manter o nível de conversa. Não há possibilidade de diálogo.

Quanto ao Serra não há decepção. Sua candidatura é sinônimo de atraso, de retorcesso. E votar nele - que todos os Orisás, Voduns, Inkises e Encantados nos defenda! - é atrasar o Brasil em pelo menos mais um século.

Com carinho,

Rosiane Rodrigues
Iyá Oju Ase - Ilé Asé Odé Oju N'Ilà (RJ)
FONTE: AFROPRESS

Nenhum comentário: