Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, outubro 10, 2010

Surpresa na Mangueira: samba de paulistas vence









Surpreendente. Novamente, a administração de Ivo Meirelles surpreende na escolha de samba da Estação Primeira de Mangueira. Dessa vez, o dirigente pegou mais pesado na sua decisão. Na final de samba para o Carnaval 2011, que aconteceu na noite de sábado e só terminou por volta das 4h15 deste domingo, Ivo decidiu pelo samba que poucas pessoas ou quase ninguém apontava como provável vencedor. A obra assinada pelos compositores Aílton, Cesinha Maluco, Alemão Xavier, Te e Baiano venceu o concurso com quadra lotada.

O enredo da Mangueira é "O filho fiel, sempre Mangueira", uma homenagem a Nelson Cavaquinho e assinado pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves.

Eram três finalistas, mas o primeiro samba conseguiu convencer Ivo Meirelles, presidente da verde-e-rosa, e diretoria. Ainda assim, o resultado demorou mais de meia hora para ser anunciado, o que aumentou a ansiedade dos compositores finalistas e dos mangueirenses presentes.

Após o resultado, o compositor Cesinha Maluco, que é o porteiro da quadra, ficou bastante emocionado. - Estou na Mangueira desde 1972. Nunca tinha ganho nada aqui. A Mangueira é comunidade, é nação. Melhor impossível, é uma coisa divina. Muito obrigado, Nelson Cavaquinho! - exclamou o compositor.

Da parceria vencedora, apenas Cesinha e Ailton são do Rio de Janeiro, o resto da equipe é toda de São Paulo. - Samba não pode ter cidade. Mas eu me acho mais carioca que paulista. Minha mãe mora em Niterói. Eu disputei três vezes na Mangueira e essa parceria que nós fizemos com a comunidade fez a diferença, foi muito boa para o resultado final - disse Alemão Xavier, que venceu o samba de 2011 da X-9 e acumula algumas vitórias na Gaviões.

Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco, o presidente Ivo Meirelles explicou o resultado da escolha do samba de 2011. - Este samba é a reencarnação do Nelson Cavaquinho. É um samba em toda primeira pessoa. Esses compositores entenderam perfeitamente a ideia e nós não tínhamos pedido isso. Esse samba vai trazer o Nelson de volta. Quando eu ouvi esse samba pela primeira vez eu me apaixonei. Era um samba de pouca torcida e por isso eu me apaixonei. Ele sobrevivia a cada eliminatória.

"Teu samba ninguém vai calar"

A noite mangueirense tinha tudo para ser inesquecível. Após muito tempo, a quadra voltou a ficar lotada, como nos velhos tempos. Na abertura, Ivo chamou para o palco os compositores vencedores do samba de 2010 e num gesto de grandeza fez uma bela homenagem pelo samba feito pela parceria e que conquistou todos os prêmios do carnaval.

Ainda no palco, o presidente da Mangueira fez a coroação da linda e sempre charmosa, Renata Santos, que continua no cargo de rainha de bateria da Verde e Rosa. Ivo aproveitou para frisar que mestre Jaguara Filho também permanece no cargo de comandante da bateria.

Às 2h, a Mangueira começou a apresentação dos sambas finalistas. A primeira obra foi justamente da parceria campeã. Com um grande número de torcedores, o samba não conseguiu ter um bom rendimento. O cantor Nêgo, que gravou o samba da parceria, não estava presente e a composição não empolgou o público. Para quem estava na quadra era impossível acreditar que o samba seria o campeão. Mas....

Segundo samba a ser apresentado, a parceria de Fábio Costa era a grande favorita. Apesar da linda obra, ela também não teve um bom desempenho na final, mesmo com a maravilhosa interpretação de Luizinho Andanças. O samba também não empolgou e a torcida estava em número reduzido.

Última parceria da noite, Hélio Turco e seus companheiros "trouxeram o fogo" para final da Mangueira. Mesmo com o samba não sendo tão bonito, ele caiu nas graças do público na quadra e contagiou. A partir dai, a ideia era que a vitória ficaria entre a parceria de Fábio Costa, que tinha melhor letra e melodia, e a de Hélio Turco, que mexeu com o mangueirense.

Só que não foi nada assim. Ivo Meirelles anunciou o samba campeão, ressaltou o processo de disputa na escola e decretou o resultado. Na quadra, a parceria vencedora chorava, vibrava e com todo o direito. O público não entendia nada e rapidamente pegou o caminho de casa. Será que novamente Ivo Meirelles vai acertar a mão na escolha do samba-enredo? Só o desfile oficial e a apuração na quarta de cinzas vão falar. Hoje, o sentimento de alguns mangueirenses é de frustação, mas isso passa e amanhã todos vão abraçar o samba, porque "Mangueira é nação, é comunidade". Boa sorte, nação verde e rosa.

ASSISTA AO VIDEO EM:

http://www.youtube.com/watch?v=M1GqbskmByw&feature=player_embedded

FONTE: Sidney Rezende.com

Nenhum comentário: