Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, maio 01, 2011

Fla supera Vasco nos pênaltis e conquista título carioca invicto











Freio: objeto desconhecido no bonde rubro-negro em 2011. Em nenhum momento do ano, o Flamengo teve a sensação de parar ou ser parado. O caminho para a vitória pode não ter sido totalmente tranquilo, mas, sem perder a curva, o time não derrapou. Ultrapassou os desníveis da pista e chegou à sua primeira parada programada na temporada: o título carioca. E na estação final veio o prêmio pela direção agressiva. O maior rival lá o esperava com a obsessão de ser o primeiro grande obstáculo, mas acabou sendo apenas o ponto final.

Diante de um Engenhão lotado, o "Bonde do Mengão Sem Freio" se encontrou com o "Trem Bala da Colina", as duas equipes sensações do futebol carioca no começo da temporada. Enquanto o Vasco tentava apagar o trauma de perder decisões para os rubro-negros, o Flamengo buscava manter a escrita viva. Durante o jogo, as duas equipes tiveram chances de atingirem seus objetivos, mas o placar terminou sem gols. Na decisão por pênaltis, pesou a tranquilidade rubro-negro ante à pressão sobre os vascaínos. O Fla segue sem qualquer freio em 2011.

O jogo:

A movimentação do início da partida foi maior nas arquibancadas do que dentro do gramado. Enquanto as duas torcidas faziam sua festa, em campo poucas chances apareceram. O primeiro lance de perigo foi do Vasco, aos sete minutos, com Éder Luís tendo seu cruzamento interceptado pelo goleiro Felipe antes que Alecsandro chegasse à bola.

O volume ofensivo do Gigante da Colina continuou maior até o tempo técnico, aos 20 minutos. No retorno da parada, o Flamengo conseguiu sua primeira chance de gol, com Rafael Galhardo. Em seguida, Ronaldinho cobrou falta pela esquerda na cabeça de Thiago Neves, mas o camisa 7, livre, cabeceou para fora. O Fla continuou em seu momento de boas chances, mas sem concretizá-las. Após receber passe de Deivid na entrada da área, Darío Bottinelli desperdiçou a melhor oportunidade rubro-negra no primeiro tempo, chutando em cima de Fernando Prass.

O Vasco reagiu à altura, através de seu craque. Aos 30, Felipe aproveitou bobeira na saída de bola do Fla para chutar forte de fora da área, com a bola raspando a trave do goleiro rubro-negro. Então, o fim da primeira etapa acabou sendo de puro domínio vascaíno. Assustada pelo pedido de atendimento médico pelo goleiro Felipe, com dores no ombro, a torcida rubro-negra ainda assistiu Ramon cruzar pela esquerda para Diego Souza que, sem marcação e na marca do pênalti, cabeceou em cima do arqueiro do Fla.

Se o primeiro tempo começou em marcha lenta, o segundo teve um início muito movimentado. Logo no primeiro minuto Alecsandro forçou Felipe a fazer boa defesa. Em seguida, Alan fez falta sobre Bottinelli. Na cobrança, Ronaldinho bateu e Fernando Prass voou para espalmar.

O Gigante da Colina concentrou suas ações ofensivas pelos lados do campo, explorando, principalmente, as saídas de Rodrigo Alvim. O jogo, então, sofreu com a excassez de boas chances. Até que, aos 25, Eder Luis fez boa jogada pela direita e a bola acabou com Bernardo. O garoto, que acabara de entrar ovacionado pela torcida, chutou forte e obrigou Felipe a espalmar para escanteio.

As chances de gol só voltaram a aparecer próximo ao final do jogo, com Dedé e Thiago Neves criando para suas equipes. O meia do Fla voltaria a aparecer aos 45 minutos, batendo com perigo ao lado do gol e arrancando suspiros dos torcedores de ambos os lados. E, após a expulsão de Willians e Alan por discussão, a partida seria mesmo decidida nos pênaltis.

Com a pressão do trauma de vice sobre o Vasco e com a confiança em alta por ter passado por uma disputa de pênaltis diante do Fluminense, o Flamengo mostrou tranquilidade de sobra na decisão. Apenas Fierro desperdiçou pelos rubro-negros, enquanto pelo Vasco Bernardo, Fellipe Bastos e Elton perderam, batendo pelo lado do gol. Coube ao passageiro de luxo do bonde, Thiago Neves, consagrar o Fla como campeão carioca invicto em 2011.
FONTE: O DIA

Nenhum comentário: