Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, julho 28, 2011

DOCENTES INICIAM AGOSTO COM MOBILIZAÇÃO

Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) iniciam o mês de agosto com mobilizações em todo o país, e no Rio Grande do Sul não será diferente. Entre os dias 1 e 15 de agosto, as seções sindicais do ANDES-SN devem organizar rodadas de assembleias gerais, conforme o calendário aprovado no 56º Conselho Nacional do ANDES (CONAD), realizado entre 14 e 17 de julho em Maringá (PR).

A primeira seção do Rio Grande do Sul a realizar assembleia será a Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPEL). Segundo Sérgio Cassal, presidente do sindicato, a seção pelotense convocou assembleia geral para o dia 2/8, terça-feira. “Apesar de estarmos em período de férias, o sindicato está mobilizando a categoria” lembrou Cassal.

No dia 3, quarta-feira, será a vez da assembleia da UFSM, convocada pela SEDUFSM. Ela será às 15h, no Auditório Sérgio Pires, no campus da universidade. Rondon de Castro, presidente da SEDUFSM, citou a necessidade de mobilização frente a um governo que não negocia. “Estão nos enrolando há meses. Não negociam nem o plano de carreira, nem o reajuste – que é direito constitucional. Temos que ir à luta” concluiu Rondon.

Em Rio Grande, a Associação dos Professores da FURG (APROFURG) realizará assembleia no dia 10, quarta-feira. Já a Seção Sindical dos Docentes da UFRGS e a Seção Sindical dos Docentes da UNIPAMPA (SESUNIPAMPA) não têm assembleias marcadas. Na capital do estado será realizada uma panfletagem sobre as reivindicações da greve, no dia 10. Na UNIPAMPA a assembleia será marcada assim que o ANDES-SN dê mais um indicativo sobre o desenrolar das negociações com o governo federal.

RECOMENDAÇÕES - A recomendação é priorizar a realização das assembleias até 5/8. Isso porque, nos dias 6 e 7 de agosto, os representantes do setor das IFES ser reúnem na sede do ANDES-SN em Brasília, para avaliar o movimento e as negociações com o governo. A partir deste balanço, as seções sindicais devem planejar ações, ampliando a mobilização da base com relação à Campanha 2011, e indicar para a categoria a necessidade de greve.

Para a segunda quinzena de agosto, está prevista a realização de atos nos estados e em Brasília, com amplos setores sociais e sindicais, com indicativo de paralisação nos dias 23 e 24, para exigir negociações efetivas com o governo federal e atendimento da pauta de reivindicações.

GOVERNO - Na próxima terça-feira, 2/8, o ANDES-SN se reúne com representantes do governo no Ministério do Planejamento (MPOG) para discutir a pauta de reivindicações específica dos docentes das Ifes. O foco da reunião deverá ser a contraproposta emergencial encaminhada pelo Sindicato Nacional para o MPOG e para o Ministério da Educação (MEC/Sesu). Como forma de pressionar o governo, as seções sindicais foram convidadas a enviar representantes para uma vigília em frente ao prédio do MP, durante a reunião.


FONTE: Ass. de Imprensa da SEDUFSM

Nenhum comentário: