Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, setembro 09, 2011

Governo diz a deputados que só negocia com a Fasubra após suspensão da greve








Parlamentares e centrais sindicais informam CNG da Fasubra sobre reuniões com o Ministério do Planejamento

Os deputados Alice Portugal, Fátima Bezerra e Gilmar Machado, além do diretor-executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Armengol, e dos representantes da CSP-Conlutas, Antônio Donizete, e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Mário Garafollo, participaram na terça-feira (06), da reunião do Comando Nacional de Greve (CNG) da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra Sindical).

O objetivo foi repassar para o CNG os informes das reuniões com o governo federal, mais precisamente, com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) realizadas na semana passada e na segunda-feira (05) acerca da reabertura das negociações para tratar da greve, que completou três meses no dia 6 de setembro.

Os parlamentares informaram que já utilizaram todo o poder de pressão para tornar possível o atendimento à pauta de reivindicações dos técnicos administrativos (TAE), mas que o governo não acena com uma proposta para 2012. “Para o governo, reajuste com impacto na pauta econômica de 2012 está fora de cogitação”, afirmou a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Fátima Bezerra, PT/RN. Segundo a parlamentar, o governo, no entanto, disse haver disposição de retomar o diálogo e estabelecer um protocolo de negociações, desde que a categoria suspenda a greve.

Alice Portugal, do PC do B/BA, reforçou os informes da colega de plenário e disse que diante dessa realidade é preciso que o comando analise o posicionamento do governo, criticou o projeto que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e convocou a categoria para comparecer à reunião da Comissão Especial, que estuda a criação da empresa, no próximo dia 13.

Já o deputado Gilmar Machado, PT/MG, ficou encarregado de retirar as dúvidas apresentadas pelo CNG acerca da peça orçamentária (LOA). Segundo o parlamentar, há possibilidade de se alterar a peça orçamentária até 22 de dezembro, porém, qualquer impacto financeiro que venha decorrer de modificações só passaria a vigorar em janeiro de 2013.

Sobre as negociações com a SRH/MP, Pedro Armengol, da CUT, disse que toda a movimentação dos parlamentares e das centrais foi no sentido de intermediar o diálogo, que considerou a tentativa de judicializar a greve um “atestado de incompetência” emitido pelo governo a si próprio, e que as reuniões demonstraram que as negociações chegaram ao limite. “O único avanço percebido foi de que o secretário (Duvanier) afirmou que irá discutir a questão da Fasubra para dentro do governo”, disse.

Antônio Donizete, da CSP-Conlutas, voltou a criticar a postura intransigente do governo que decidiu não atender a categoria em greve; e Mário Garafolo, da CTB, alertou a categoria para os prazos de 2012, ressaltando que é ano de eleição e que por isso as negociações não devem ultrapassar o primeiro semestre.

Mobilização contra PL 1749/2011

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical, em reunião realizada nesta quinat-feira (8), decidiu por reforçar a importância da realização das caravanas dos técnico administrativos à Brasília, para mobilização no sentido de barrar a aprovação do relatório do PL 1749/2011, que estabelece a criação da Empresa Brasileira de Serviços hospitalares - Ebserh.

A reunião da Comissão Especial da Câmara, que analisa o PL, acontece na próxima terça-feira (13), e a orientação do CNG é para que as caravanas venham preparadas para acompanhar os trabalhos na Câmara dos Deputados durante todo o dia.

Com informações da Fasubra Sindical
FONTE: ANDES-SN

Nenhum comentário: