Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, outubro 04, 2011

Educação será tema de plebiscito nacional no Chile









No plebiscito informal e não vinculante serão incluídas quatro perguntas relacionadas aos seguintes pontos: educação pública gratuita; desmunicipalização dos colégios; lucro na educação e instauração de plebiscitos vinculantes em nível constitucional. Esses quatro eixos constituem a base das demandas do movimento estudantil.


A proposta vinha sendo feita há algum tempo. Finalmente, há alguns dias, o Colégio de Professores do Chile – com o apoio de diversas organizações sociais – convocou um plebiscito informal e não vinculante para que a cidadania se expresse sobre as mudanças que o movimento estudantil vem demandando desde o mês de maio.

O titular do Colégio de Professores, Jaime Gajardo, indicou à Carta Maior que serão incluídas quatro perguntas relacionadas aos seguintes pontos: educação pública gratuita; desmunicipalização dos colégios; lucro na educação e instauração de plebiscitos vinculantes em nível constitucional.

Esses quatro eixos constituem a base das demandas do movimento estudantil que, na semana passada, aceitou sentar para conversar com o governo de Sebastian Piñera, que afirma que a tese da gratuidade da educação não pode ser implementada no Chile.

Neste cenário, Gajardo explicou que a ideia do plebiscito é demonstrar ao governo que sua posição não é compartilhada pela maioria da população, razão pela qual deveria se abrir a uma mudança. “Queremos pressionar até que o governo entenda que não é uma simples negociação, mas sim que se trata de uma demanda por transformações no sistema educacional”, sustentou o dirigente.

Segundo os organizadores do plebiscito, a convocatória dos docentes recebeu a adesão da Central Unitária de Trabalhadores (CUT), da Confederação Nacional de Funcionários de Saúde Municipalizada e do Movimento pela Consulta e os Direitos Cidadãos, além de organizações de estudantes secundaristas. O presidente do Movimento pela Consulta e os Direitos Cidadãos, Edgardo Condeza, acrescentou que no Chile tem sido feitas muitas consultas cidadãs em nível municipal, mas “nunca os cidadãos organizaram uma grande consulta envolvendo todo o país”.

No plebiscito poderão participar todas as pessoas maiores de 14 anos em locais de votação que serão instalados em colégios, consultórios de saúde, sedes sociais, feiras livres, passeios livres e juntas vicinais. Além disso, será possível votar pela internet, por meio do site www.votociudadano.cl . Os resultados devem ser conhecidos no dia 9 de outubro.

Jaime Gajardo insistiu que Piñera está puxando o tapete do ministro da Educação, Felipe Bulnes, com suas declarações sobre a educação gratuita para todos. “Ele está deixando o ministro sem chão ao dizer que não há nenhuma possibilidade de analisar o tema da gratuidade”, assinalou. Nesta quarta-feira, em uma nova reunião entre estudantes, professores e o ministro, se analisará justamente o tema da gratuidade, o que certamente será um ponto em que não haverá avanços.

FONTE: cartamaior.com

Nenhum comentário: