Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, dezembro 20, 2011

31º Congresso do Andes-SN será em Manaus

O 31º Congresso do Andes-SN ocorrerá em Manaus/AM, no período de 15 a 20 de janeiro de 2012, tendo como tema “Caprichar na Educação, Garantir Direitos dos Trabalhadores para ter Futuro”. Na ocasião, serão definidas as linhas políticas de ação do Sindicato Nacional e um Plano de Lutas para o ano de 2012.
O Congresso será realizado em uma conjuntura que denota grande complexidade, considerada a persistente crise econômica e social que assola os países centrais do capitalismo, particularmente os países da Europa e os Estados Unidos, com reflexos fartamente assinalados em todas as partes do mundo.
No Brasil, as ações do governo pretendem ajustar o país a esse quadro de crise, cujas soluções propostas vão na direção do arrocho fiscal e da utilização da maior parte dos recursos orçamentários para cobrir os encargos da imensa dívida pública. Além disso, amplia-se o espaço dos interesses privados que se agigantam na apropriação do setor público.
Não por acaso, o governo patrocina iniciativas de congelamento salarial dos servidores públicos, a privatização dos hospitais universitários e tem urgência na implantação dos Fundos de Pensão. No campo educacional, os ajustes se dão com o desmonte do Sistema Nacional de Educação e na multiplicação de carreiras da educação, buscando enfraquecer, ao invés de fortalecer, a categoria dos professores. De igual forma, essas proposições são reproduzidas pelos governos estaduais, por vezes antecipando-se às diligências do governo federal.
O governo insiste, também, na política de favorecer os interesses privados pelas concessões feitas aos empresários do setor e continua a investir em um Plano Nacional de Educação cujos recursos estarão aquém das necessidades reais para a universalização da educação em todos os níveis. Ademais, permanecem as pressões sobre as organizações sociais e sindicatos independentes.
Para contribuir na preparação do movimento docente, o Andes-SN já disponibilizou um Caderno de Textos com os temas que serão discutidos durante o 31º Congresso. 
Sucessão da Diretoria do Andes-SN será discutida no Congresso
No 31º Congresso também se discutirá a sucessão da Diretoria do Sindicato Nacional para o biênio 2012-2014 e serão apresentadas as chapas para a eleição, que ocorrerá em maio de 2012.
FONTE: adufes.org