Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, dezembro 18, 2011

NOTA PÚBLICA – FEJUNES










O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES vem novamente manifestar preocupação com os altos índices de homicídios registrados no estado. Mais uma vez aparecemos na segunda posição do ranking de homicídios do Mapa da Violência 2012, com uma taxa de 50,1 mortes por 100 mil habitantes, sendo que reiteradamente a juventude negra figura como principal vítima.

O Fejunes entende que a violência é um fenômeno gerado por diversas causas, mas acredita que no Espírito Santo a maior delas seja o histórico de abandono de investimento em políticas sociais e ações afirmativas voltadas aos setores secularmente excluídos.

Apesar dos diversos ciclos de crescimento econômico e potencial de desenvolvimento, o Estado ainda não conseguiu propiciar uma divisão justa dos dividendos arrecadados, restando para os setores empobrecidos, majoritariamente negros, à falta de uma educação de qualidade, política de moradia adequada, atendimento à saúde digno, geração de emprego e renda, transporte público de qualidade, etc.

Dessa forma, defendemos a necessidade de maiores investimentos nas políticas sociais, sobretudo aquelas voltadas aos jovens e negros, maiores vítimas desse processo de extermínio.

Além disso, é necessária a construção de uma Política Estadual de Segurança Pública com participação popular e compromisso efetivo do Estado com a implementação das ações previstas.

Por fim, conclamamos a toda sociedade capixaba que se una nesta luta em favor da vida e diga não a violência e ao extermínio da juventude negra!

Vitória/ES, 14 de dezembro de 2011.
Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES

Nenhum comentário: