Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, maio 29, 2012

Começa nesta quarta-feira (30) seminário do ANDES-SN sobre ações afirmativas



O ANDES-SN promove esta semana, em São Paulo, um seminário nacional que vai debater o tema “Ações afirmativas e a transversalidade do gênero, etnia e classe”. O evento, realizado nos próximos dias 30 e 31, será realizado no auditório Jacy Monteiro, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. O credenciamento começará às 8h30 e seguida, às 10h, o antropólogo zairense Kabengele Munanga fará a conferência de abertura.

Munanga mora no Brasil desde a década de 70 e é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Ele vai falar sobre “Racismo, colonialismo e políticas afirmativas”.

A primeira mesa do seminário, das 14h às 16h, tratará do tema “Direito e racismo: as cotas raciais, justiça política e inclusão social”. Os palestrantes serão os professores Samuel Vida, da Universidade Católica da Bahia, e Dora Lúcia de Lima Bertúlio, da Universidade Federal do Paraná. 

Já o “Estágio atual da política de ações afirmativas no Brasil” será o tema da segunda mesa, das 16h30 às 18h30, que terá a participação de Fúlvia Rosenberg, da Fundação Carlos Chagas e da professora Delcele Mascarenhas (Universidade do Estado da Bahia - Uneb).

Na quinta-feira (31), a mesa sobre “Financiamento e institucionalização das políticas de ação afirmativa: acesso e permanência”, marcada para 8h30 às 10h30, terá como participantes a ministra da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Luiza Bairros, e os professores Marcelo Paixão (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Wilson Matos (Uneb).

A última mesa do seminário, realizada das 10h30 ao meio-dia , tratará do tema “Diversidade, gênero e ações afirmativas: relatos de experiência nas IES brasileiras” e terá a participação do participante do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe e membro da executiva da CSP-Conlutas, Júlio César Nunes, e dos professores Otto Vinícius (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Soraia Veloso (Universidade Federal de Uberlândia).

No período da tarde haverá a realização de grupos de trabalho e uma plenária para consolidar o que foi debatido. A expectativa do ANDES-SN é de que o seminário possa qualificar ainda mais a atuação dos docentes em relação às ações afirmativas. 


Fonte: ANDES-SN

Nenhum comentário: