Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, maio 03, 2012

Docentes elegerão nova direção do ANDES-SN nos dias 8 e 9 de maio


Nos dias 8 e 9 de maio os docentes das universidade brasileiras filiados ao ANDES-SN têm um compromisso com o fortalecimento da entidade: votar para eleger a diretoria do Sindicato no biênio 2012-2014. Nos últimos dias, a Comissão Eleitoral Central (CEC) enviou para as seções sindicais todo o material necessário para as eleições, assim como encaminhou circulares com os esclarecimentos sobre o que deve ser feito para garantir a lisura do processo.


De acordo com as orientações da CEC, as seções eleitorais devem ser compostas por um presidente e dois mesários e formadas, preferencialmente, por membros da comunidade acadêmica. Cada Comissão Eleitoral Local (CEL) poderá decidir sobre a formação de mais de uma mesa receptora. A CEC orientou às CELs que fossem colocadas à disposição dos eleitores o maior número possível de seções eleitorais em vários pontos dos campi.



As urnas devem ser fixas, mas os votos poderão ser em separado, caso o filiado não possa votar na sua seção eleitoral. Para o voto em trânsito (que, necessariamente, constitui-se em voto em separado), deverá o sindicalizado assinar lista específica, declarando por escrito a sua Seção Sindical de origem ou, se sindicalizado via Secretaria Regional, a sua Regional de sindicalização. O voto em separado deverá ser colocado em envelope sem identificação e este em outro envelope (sobrecarta), devidamente numerado na sequência de ordem de chegada para votar.

A Mesa Receptora é responsável pela urna e pelos documentos relativos ao processo eleitoral, durante os dias de eleição e até que estes sejam entregues à CEL. O horário de início da apuração local dos votos deverá ser devidamente divulgado pela CEL, permitindo, assim, o acompanhamento dessa pelos sindicalizados interessados.

É importante que todos os filiados participem do processo eleitoral. O ANDES-SN é um dos poucos sindicatos nacionais cuja diretoria é eleita diretamente por todos os sindicalizados, e não por delegação, como ocorre em outras entidades que têm sua diretoria eleita em um congresso eleitoral. O processo de escolha da diretoria do ANDES-SN permite, assim, que todos os sindicalizados tenham o direito de votar diretamente na diretoria, sem intermediações. 

Sobre a apuração
De acordo com circular da CEC, a apuração dos votos nas seções sindicais deverá começar, obrigatoriamente, no dia 10 de maio de 2012 e será concluída, impreterivelmente, no mesmo dia. Cada CEL terá até às 16h (horário de Brasília) do dia seguinte para, também de forma impreterível, enviar ao ANDES-SN, por e-mail, o resultado da apuração.


FONTE: ANDES SN


LEIA TAMBÉM: ANDES-SN Indica greve nacional dos docentes das IFES 
              a partir do dia 17 de maio

Nenhum comentário: