Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, maio 26, 2012

Greve das Federais: Andifes trabalha pelo diálogo entre as partes


A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se essa semana com o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a ministra de relações institucionais, Ideli Salvatti e com dirigentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). 

Entre as pautas sobre educação superior, a associação posicionou-se a favor de um ambiente de interlocução no processo de negociação sobre a greve nas Universidades Federais, iniciada há uma semana.

A Andifes atendeu a um chamado do Ministério da Educação (MEC), que queria avaliar junto aos reitores a dimensão da greve nas universidades e suas conseq?ências. Na presença do ministro Aloizio Mercadante, do secretário executivo Henrique Paim, do secretário da SEsu, Amaro Lins, os representantes da associação, presidente João Luiz, vice-presidente Carlos Edilson Maneschy e do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, foi colocado que os reitores das universidades federais vão se reunir no próximo dia 31, e na ocasião será feita a avaliação da greve.

A posição adotada pela Andifes, posta ao ministro Mercadante, destacou a necessidade de criação de um ambiente de negociação entre o governo e os representantes da categoria, uma vez que se percebe que o movimento de greve está consolidado. “O que podemos adiantar é que se observa um envolvimento crescente dos professores no movimento de greve, mas a situação real só conheceremos depois da reunião do dia 31, que contará com a presença de todos os reitores federais”, explicou o reitor presidente.

No encontro com a ministra Ideli Salvatti, foi reiterada a posição dada ao ministro da educação sobre a necessidade de interlocução com os professores e também com os técnico-administrativos das universidades, mas a conversa tratou também do processo de aprovação do PL 2134/11 que no Senado virou PLC 36/2012, e trata da criação de cargos para docentes das universidades ainda este semestre.

O projeto de lei atualmente encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando relatoria, mas de acordo com a Ideli Salvatti, será feito um trabalho junto aos parlamentares para que a tramitação ganhe regime de urgência no Senado. Os representantes da Andifes também reafirmaram a importância da edição da Medida Provisória 586, porque desta forma se cumpriu um ponto importante do acordo entre docentes e governo ainda em 2011.

De acordo o reitor João Luiz, na perspectiva da ministra, se os esforços forem bem sucedidos, o projeto deverá ser votado até a próxima quarta-feira (30). “Solicitamos que após a aprovação do projeto de lei, seja feito esforço junto ao Ministério do Planejamento para dar agilidade a abertura do concurso público e contratação imediata dos novos professores”, explicou o presidente.

Na reunião, os dirigentes da Andifes aproveitaram para afirmar o apoio das universidades federais a vinculação de 50% dos recursos do pré-sal, destinados ao Fundo Social, para investimentos em educação, ciências, tecnologia e inovação. O Projeto de Lei nº 02565/2011, que trata da redistribuição dos royalties de petróleo entre os Estados encontra-se na Câmara sob a relatoria deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Ao final do dia, após as reuniões com os representantes do governo, o reitor recebeu na sede da Andifes, a presidente da ANDES, Marina Barbosa e o vice-presidente Luiz Henrique Shuch. Na conversa com os sindicalistas, foram relatados todos os pontos do diálogo com o ministro da educação e o presidente da associação explicou a importância de se manter um canal de negociação na busca de abreviar a resolução do embate.

FONTE: ASCOM - ANDIFE

Nenhum comentário: