Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, junho 08, 2012

Entrevista Exclusiva: GRUPO FEMEN


Elas vêm chamando atenção por seus protestos ousados nos quais muitas vezes estão sem roupa. Desta forma elas descobriram como a mulher ucraniana pode ser ouvida não só em seu país, mas no mundo todo. Entrei em contato com elas na curiosidade de saber como é a vida de um grupo feminista em um país ainda tão machista, e que visão elas têm do povo ucraniano.
Como surgiu a ideia de protesto sem roupa? Alguma vez você já protestaram de roupa?
Nós não somos as autoras da ideia de protesto sem roupa, apenas só tentamos realizar esta ação de forma mais marcante. “Se a nudez feminina é um símbolo do mundo moderno e, independente na publicidade e no cinema, porque então ela não pode ser usada em campanhas políticas?” – pensamos. Além disso, estamos sempre experimentando protestos diferentes, e não é sempre que mostramos só os nossos corpos, a nossa ideologia principal é ser irônicas e corajosas. Enfim, nós protestaríamos com roupa, mas as pessoas apenas conhecem e lembram os nossos protestos nus, porque o uso de roupa tem menor grau de eficiência.
Vocês acham que a mídia pode distorcer a  imagem do grupo e fazer as pessoas pensarem que vocês estão promovendo a si mesmas ao invés das causas que defendem?
Claro que pode. Na nossa história existe um monte de casos assim. Especialmente na televisão, jornais e estações de rádio que promovem o governo ucraniano. Há alguns sujeitos que dizem que não acreditam em nossos protestos, e o próprio governo está tentando queimar a nossa imagem com apelidos humilhantes do tipo, “vacas”, “garotas de programa”, “sanguessugas”, etc. Existem até meios de comunicação que estão espalhando esta informação, que a indústria sexual internacional está nos financiando, para promover o turismo sexual na Ucrânia visando o campeonato de futebol Euro 2012. As agências de notícia internacionáis geralmente entendem o nosso posicionamento e destacam  nossos protestos de maneira objetiva, mostrando que queremos transmitir de verdade.
Sou ucraniana e eu sei o que significa ser uma mulher em nosso país. E o que é ser uma feminista na Ucrânia?
Ser uma feminista na Ucrânia não é fácil! Estamos brincando! Na Ucrânia é possível ser uma feminista e nós provamos isso quase que todos os dias. A única coisa que complica e estraga nossa postura como feministas é a constante pressão por parte da polícia e autoridades.
Até que ponto a cultura do povo ucraniano impede o desenvolvimento das condições sociais e econômicas do país?
A nossa cultura tem muitos aspectos negativos e positivos ao mesmo tempo. Ajudar o próximo, trabalhar duro e  ser tolerante são as características mais antigas da mentalidade ucraniana. As coisas que atrapalham são os aspectos culturais adquiridos por ucranianos no século 20: a intimidação, a indiferença, a apatia, a ignorância e outras características negativas do povo soviético. O Yanukovich, por exemplo, se tornou presidente graças a resquícios da mentalidade soviética dos ucranianos. E o surgimento de fenômenos como o FEMEN, já são o embrião de pensamentos europeus na Ucrânia, especialmente entre os jovens. Pensamos que no Brasil a situação é semelhante, o pensamento antigo colonial anda junto com o desejo de liberdade. Percebemos que o Brasil já conseguiu uma grande parte das reformas democráticas e isso tudo se transmite no  fato de vocês terem uma mulher como presidente, a sra. Dilma Rousseff.
As mulheres brasileiras, bem como as ucranianas são esterotipadas no exterior. Que mensagem vocês enviariam para as mulheres do Brasil?
Mulheres do Brasil, vão para as ruas, dispam-se, protestem contra tudo o que interfere com o seu país, que atrapalha o seu crescimento, para tornar o mais justo, e que as mulheres brasileiras sejam as mais livres do mundo!
FONTE: Tudo Sobre a Russia / Sasha Yakovleva
LEIA TAMBÉM: Quer fazer parte do Femen Brasil? Sara Winter explica como
http://guebala.blogspot.com.br/2012/06/quer-fazer-parte-do-femen-brasil-sara_08.html
VEJA MAIS SOBRE O FEMEM NOS VÍDEOS ABAIXO









Nenhum comentário: