Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, julho 05, 2012

3-J, um dia marcante na greve geral da educação!


Veja, o informe do Comando Nacional da Greve dos Estudantes sobre a manifestação 3-J, realizada neste 3 de julho:

3-J, um dia marcante na greve geral da educação!

Saudações aos estudantes em greve de todo o país. Se vivemos uma greve geral histórica da educação, e certamente é, com 95% das Instituições Federais de Ensino Superior em greve, o dia 3 de Julho marca os rumos dessa greve. O 3-J, como ficou conhecido o Dia Nacional de Mobilização dos Estudantes em Greve, representa um crescimento significativo das nossas mobilizações e da capacidade do movimento estudantil de construir uma articulação nacional das nossas lutas, trazer vitorias para o movimento estudantil e colocar na rua o nosso projeto de educação.

Por todo o país, os estudantes responderam ao chamado do Comando Nacional de Greve Estudantil e organizaram manifestações nas universidades, unificando a luta com os servidores e professores em greve. No Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Sergipe, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Distrito Federal, foram alguns dos estados que já repassaram informes para o CNGE sobre as atividade do 3-J, certamente, muitos outros chegarão ao longo dessa semana e muitas lutas mais estão sendo impulsionadas em todo o país. Dois fatos marcantes das mobilizações locais são a ocupação da reitoria da UNB (onde está funcionando temporariamente o Comando Nacional) e a ocupação da reitoria do Paraná.

Em Brasília, nossas mobilizações tiveram a presença marcante do Comando Nacional de Greve da FASUBRA, do ANDES-SN e do SINASEFE, que estão construindo junto do CNGE as lutas em defesa da educação pública. Uma grande vitória desse dia foi a primeira reunião dos Comandos das categorias em greve com representantes do Ministério da Educação. Há muito tempo o governo se nega a sentar com os grevistas, pelas palavras do próprio Ministro, ex-grevista, Aloizio Mercadante. A reunião cobrou o governo de reabrir de forma efetiva as negociações e saímos com data marcada para a primeira reunião com do MEC com o CNGE – nesta quinta-feira, dia 5, as 9 horas.

Amanhã, dia 4 de Julho, as 14h realizaremos uma grande e importante reunião do Comando dos Estudantes, na sala de atos, da Reitoria da UNB ocupada, onde discutiremos a fundo as nossas pautas, avaliando todo o processo que vivemos e preparando os estudantes para essa reunião. Não temos ilusão de que essa reunião atenderá o conjunto das nossas reivindicações, pois só o crescimento das mobilizações vai pressionar o governo e nos garantirá a vitória.

Os estudantes em greve falam em nome dos estudantes, e os estudantes em greve estão nas ruas, arrancando vitórias concretas em cada universidade, construindo na luta o nosso projeto de universidade, em defesa de 10% do PIB para a educação pública já!

A universidade está viva, a universidade está em greve! Seguimos na luta!

FONTE: Informativo n°6 do Comando Nacional de Greve Estudantil


Nenhum comentário: