Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, setembro 27, 2012

Salve Cosme e Damião!














Os santos gêmeos Cosme e Damião foram médicos e sua santidade é devida por exercer a medicina sem cobrar por isto. Seu dia é celebrado no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.
SRZD falou com Manuel de Souza, da Federação Brasileira de Umbanda, para entender sobre as festas e a tradição da doação de doces. "Enfeitamos nossos templos com muita alegria para oferecer uma festa ao Ibiji (divindade gêmea da vida, protetor dos gêmeos, na Mitologia Yoruba). Como Cosme e Damião eram crianças, oferecemos doces as nossas crianças para homenageá-los", explicou Manuel que disse ainda que o Orixá não protege só as crianças, mas a todos.
Diz a lenda que os santos eram dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos e resolviam os problemas mais difíceis das pessoas. Em troca, pediam doces, balas e brinquedos. Durante uma brincadeira e uma cachoeira, um deles caiu e morreu afogado. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá (orixá da mitologia Yoruba) que o levasse para perto do irmão. Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na Terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.
A Igreja Católica celebrava a data no dia 27 de setembro, porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27. Mesmo assim, católicos tradicionalistas, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como o Candomblé e a Umbanda, continuam a comemorá-los no dia 27. Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro.
No Brasil, são considerados os santos padroeiros dos farmacêuticos e dos médicos. A história de São Cosme e São Damião tem versões diferentes, dependendo da crença de cada religião.
No Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e nos centros de Umbanda, São Cosme e São Damião são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados: doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
FONTE: SRZD

Nenhum comentário: