Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Intelectual notável, Niemeyer foi autor de frases célebres

Mantendo-se lúcido e ativo até a sua morte, nesta quarta-feira (5), aos 104 anos, no Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer --também considerado um dos mais importantes intelectuais do país-- mantinha o discurso afiado. Em entrevistas e depoimentos dados ao longo da vida, emitiu opiniões sobre temas como a  vida, a política e as artes. 

Veja algumas das melhores frases do arquiteto.


REPERCUSSÃO
Você olha para o céu e fica espantado. É um universo fantástico que nos humilha e a gente não pode usufruir nada."

Entrevista divulgada em 2007 

Crença
"Eu não acredito em nada. A ciência explica tudo, ela traz a verdade. Ela nos mostra como tudo começou. Acho que agora não há uma razão para caminhar nessas fantasias"
Entrevista concedida em dezembro de 2009
"Gosto de ficar sozinho, a pensar na vida, neste universo imenso que nos encanta e humilha. De sentir a fragilidade das coisas e a nossa própria insignificância"
Entrevista dada em dezembro de 2007
Mulher
"Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade... Faz parte."
Entrevista concedida em março de 2003

"O importante é mulher, não é? O resto é brincadeira. Acabou a entrevista, não é isso?"
Entrevista divulgada em 2007

Vida
"A minha vida não tem nada de especial. É a de um ser humano, assim, insignificante que atravessa a vida, que é um sopro."
Entrevista divulgada em 2007


Todos temos dentro de nós um ser oculto, que nos leva pra um lado ou pra outro. O meu é esse: ele gosta das coisas, ele gosta de mulher, gosta de se divertir, gosta de chorar, se preocupa com a vida. É um sujeito complicado, não é?[Quero ser lembrado] como um ser humano que passou pela Terra como todos os outros - que nasceu, viveu, amou, brincou, morreu, pronto, acabou!
Entrevista divulgada em 2007

Entrevista divulgada em 2007
Brasília
"Quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção."
Entrevista concedida em 2001

A primeira vez que eu fui à Brasília de avião, a gente foi com os militares. Eu sentei ao lado do Marechal Lott e, no caminho, ele me perguntou: ?Niemeyer, o nosso edifício vai ser clássico, né?? Eu até disse, sorrindo pra ele: ?o senhor, numa guerra, o que vai querer? Arma antiga ou moderna??
Entrevista divulgada em 2007

"Você tem que pensar na política, a política é importante. Você tem que pensar na miséria. E quando sentir que a coisa está ruim demais, e a esperança fugiu do coração dos homens, aí é revolução."
Entrevista divulgada em 2007

Eu nasci comunista. Meu avô foi ministro do Supremo Tribunal por muitos anos. Quando ele morreu só ficou a casa em que morávamos, hipotecada. Por isso tenho muito respeito pelo meu avô Ribeiro de Almeida, porque ele foi um sujeito importante na vida pública, mas morreu teso.
Entrevista divulgada em 2007

Não acredito em globalismo (globalização), não acredito em nenhuma dessas invenções dos americanos. Só acredito que eles querem invadir a Amazônia.
Entrevista divulgada em 2007

"Mais importante do que a arquitetura é estar pronto pra protestar e ir à rua, isso que é importante, é o sujeito se sentir bem, sentir que não é um merda, que ele tá ali pra ser útil...?
Entrevista divulgada em 2007

Humanismo
"Por enquanto só usa a arquitetura quem tem dinheiro, os outros estão fodidos aí, nas favelas"
Entrevista divulgada em 2007

"Aqui, esse é o meu lema: fodido não tem vez"
Entrevista divulgada em 2007

"Vou parar nos cafés para ouvir historinhas, coisas da vida que um dia vão ter de mudar, quero ser um mulato que sabe a verdade, e que ao lado dos pobres prefere ficar"
Trecho de samba composto com Caio Junior para o grupo Banda de Ipanema

"O pobre mesmo, que vê o prédio moderno, se espanta com a forma e tem seus momentos de emoção. Depois ele sabe que não vai participar, que não participa de nada. Nós trabalhamos para os donos do dinheiro."
Entrevista realizada em dezembro de 2007


"A forma nova, diferente, que deve criar surpresa... essa é a arquitetura. Arquitetura é invenção"

Desenho
"Eu começo a desenhar. E quando chega uma ideia, uma solução que me agrada, eu passo a redigir um texto explicativo, porque se nesse texto eu não encontro argumentos, eu volto pra prancheta"
Entrevista divulgada em 2007

Entrevista divulgada em 2007
"A beleza é importante. As pirâmides foram uma coisa sem menor sentido, mas são tão bonitas, tão monumentais, que a gente esquece a razão das pirâmides e se admira. Se a gente ficar preocupado só com a função, fica uma merda."
Entrevista divulgada em 2007

"O arquiteto tem que saber desenhar, fazer desenho figurativo, desembaraçar a mão para trabalhar"
Entrevista divulgada em 2007

"Na Europa, às vezes dizem 'o passado arquitetônico de vocês é pobre, é mais português que brasileiro.' E eu dizia: isso é muito bom pra nós, porque vocês vivem circulando entre monumentos, e nós estamos livres para fazer hoje o passado de amanhã."
Entrevista divulgada em 2007

"Não é o ângulo reto que me atrai,
nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem
O que me atrai é a curva livre e sensual,
a curva que encontro nas montanhas do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
o universo curvo de Einstein."
Poema das Curvas

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário: