Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Governadores pressionam pela aprovação de projeto que muda critério de reajuste do piso salarial dos professores


Dez governadores reuniram-se hoje (28) com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), para pressionar pela aprovação de um projeto de lei que propõe alterar o critério de reajuste do piso nacional do magistério. Atualmente, a legislação determina que o piso dos professores deve ser corrigido de acordo com o percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Como entre 2011 e 2012 esse aumento foi 22%, o piso também foi corrigido pelo mesmo patamar, passando de R$ 1.187 para R$ 1.451. Os valores foram anunciados ontem (27) pelo Ministério da Educação (MEC).
Pelo projeto de lei defendido pelos governadores, que foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara e aguarda aprovação em plenário, o piso seria corrigido anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação. De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, atualmente, apenas oito estados pagam aos professores de suas redes de ensino o valor que determina a lei.
“Sou a favor do piso e fui o primeiro governador a aplicá-lo. Mas você aguentaria pagar um reajuste de 22% ao ano para o seu empregado se o seu salário só é reajustado 6% ou 7% [referindo-se à inflação]? Essa matemática não vai fechar. Nós somos contra esse critério de reajuste”, disse Puccinelli ao sair da reunião.
O governador argumentou que os impostos e tributos são calculados a partir da inflação e, por isso, o salário dos professores deveria seguir o mesmo critério já que a fonte para o pagamento é a arrecadação dos estados. 
Segundo Puccinelli, já é previsto que, para 2013, o crescimento do valor por aluno do Fundeb fique entre 18% e 23%, o que significaria um aumento semelhante para o piso, caso seja mantido o atual parâmetro de reajuste.
De acordo com a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, com o anúncio do novo valor do menor salário do professor, qualquer alteração nos critérios de reajuste valerá apenas para 2013. 
Ela sugere que seja montada uma mesa de negociação com parlamentares da bancada da educação, dos estados, municípios e do governo federal, para discutir possíveis mudanças. Para a deputada, entretanto, o INPC não é um bom critério, já que apenas a correção pela inflação não garantirá ganhos para a categoria.
Com o anúncio do piso para 2012 e a discussão da mudança dos critérios de correção, o deputado Izalci (PP-DF) disse que, agora, "acende um alerta" em relação aos movimentos de greve de professores nos estados e municípios, já que alguns entes federados não pagarão o valor fixado por lei. 
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) planeja uma paralisação nacional nos dias 14, 15 e 16 de março, com o objetivo de cobrar a efetiva aplicação da lei.
FONTE:Amanda Cieglinski / Agência Brasil

Salário mínimo atual representa menos de 30% 
do necessário, aponta Dieese 

O salário mínimo atual, R$ 622, é menos de um terço do que uma família, com dois adultos e duas crianças, precisa para se manter, segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese). 

O órgão divulgou nesta semana o valor de R$ 2.398,82, como sendo o rendimento base necessário para atender o preceito constitucional.

O artigo 7º, do capítulo II da Constituição Federal, prevê "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim".

De acordo com nota divulgada pelo Dieese, para chegar ao montante divulgado para o mês de janeiro de 2012, foi ponderado o gasto familiar, considerando uma família composta por dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto e o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas.

Carreira docente

O valor do mínimo calculado pelo Dieese serve como referência para várias categorias elaborarem suas pautas de reivindicações.

No caso dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o montante representa o número de referência - gerador da tabela proposta na reestruturação da carreira dos professores federais - correspondente ao professor nível I, graduado, em contrato de 20 horas semanais.

Fonte: ANDES-SN

domingo, fevereiro 26, 2012

XAVABANDA CAMPEÃ do CARNAVAL DOS 200ANOS















Gritos, choro, abraços emocionados marcaram a comemoração, nas arquibancadas, da Banda Xavabanda, que conquistou, na manhã deste domingo (26), o título máximo de sua categoria. Foram avaliados os seguintes quesitos: bateria, harmonia musical, conjunto visual, animação, evolução e alegorias e adereços. Divulgado o resultado oficial das Bandas Carnavalescas do Carnaval 2012, Xavabanda é a atual campeã, tirando nota 10 em todos os quesitos, com exceção de harmonia (9,9). A banda conquistou 119,9 pontos, emocionando, assim, toda a torcida que esteve na Passarela do Samba para prestigiar a apuração.

Concorrendo pela segunda vez no Carnaval de Pelotas, o presidente da Xavabanda, Fagner Feijó, se emociona com o prêmio: “Somos os campeões dos 200 anos de Pelotas, e isso ninguém vai nos tirar. Trabalhamos muito por isso. Fomos superação, enfrentamos dificuldades e conseguimos vencer com o apoio de todo o conjunto. Colocamos toda nossa emoção na passarela e com certeza foi isso que nos tornou campeões”, disse.

A Xavabanda passou por algumas dificuldades, em função da mudança da data do desfile, pois sua harmonia já estava compromissada na nova data, mas depois de muitos ajustes conseguiram manter a harmonia e superar os obstáculos. “A festa começa hoje, mas com certeza se estenderá durante todo ano”, completa Feijó.

Zumbis, bruxas, fadas e outros seres que remetem ao misticismo foram as armas da Banda Carnavalesca Xavabanda para conquistar o título máximo do carnaval Pelotense.

Durante o desfile o público foi ao delírio ao ver parte da Banda ser coberta por uma bandeira, nas cores preto, branco e vermelho, medindo pelo menos 100 metros de cumprimento. A bandeira já é tradicional e participou de vários outros desfiles da entidade, conferindo um visual diferenciado e evidenciando o amor dos 1700 componentes pelo Grêmio Esportivo Brasil, que deu origem à banda. Na bandeira está estampado o logotipo da entidade nas cores oficiais.

A Comissão de Frente trouxe como coreografia “thriller” do cantor Michel Jackson. Já na Comissão de Frente, a comunidade pode apreciar o poder e a força dos zumbis que trouxeram muitas surpresas no decorrer da apresentação. A Comissão de Frente composta por 12 pessoas que ensaiaram a performance durante os últimos três meses que antecederam a folia. “Viemos preparados para a vitória, pois este é o trabalho de um ano inteiro, em que esperamos, ansiosamente por este momento”, conta a fada Pâmela Farias. A Comissão de Frente foi coreografada por Paulo Renato Monteiro.

Vampiros deram um tom especial para as fantasias do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Xavabanda, respectivamente, Renata Silva da Silva, a Nana, e Clenilson Lemos. Talento para a dupla não falta, pois o mestre-sala foi agraciado, no ano passado, com o troféu Estandarte de Ouro por sua participação em uma escola de samba do grupo especial. Renata, que desfila totalmente caracterizada como vampira é a porta-bandeira da entidade há dois anos, e conta que nesse período aprendeu muito com sua participação na banda. “Estou muito feliz, é uma emoção indescritível estar aqui, representando a galera xavante. É meu orgulho”, finaliza.

A dispersão da passarela do Samba foi invadida por uma multidão vermelho e preta, chegava o fim do desfile da Banda carnavalesca Xavabanda. A banda trouxe para avenida 1380 componentes e 150 ritmistas, um carro alegórico de 8 metros de largura e 100 de comprimento.

         O resultado oficial da categoria Bandas carnavalescas ficou assim:


1º lugar – Xavabanda



2º lugar – Kibandaço



3º lugar – Entre a Cruz e a Espada;



As bandas Entre a Cruz e a Espada e Kibandaço obtiveram o mesmo somatório de pontos (118,1), porém, conforme regulamento, o desempate se dá por meio do cálculo da entidade que obteve o maior número de notas 10.

FONTE: COM INFORMAÇÕES SECOM

sábado, fevereiro 25, 2012

2012: 90 ANOS DO PCB!


NÃO PERCA ESTE MOMENTO HISTÓRICO!
(VENHA AO RIO DE JANEIRO NO ANIVERSÁRIO DO PCB!)
Semana dos 90 Anos do PCB (de 20 a 25 de março), no Rio de Janeiro, terá seminário nacional e internacional, um expressivo ato público, atividades artísticas e culturais, uma grande e alegre festa de confraternização e várias outras iniciativas.
Apresentamos abaixo toda a programação, faltando apenas informar os nomes dos palestrantes e mediadores e os locais em que se realizarão as atividades. Tudo isso será informado em breve.
Mas, não perca tempo. Quem mora fora do Rio de Janeiro deve ir providenciando passagem, hospedagens. Para a vinda de militantes do Partido esta não é uma questão individual. Os Comitês Regionais devem promover atividades de finanças e compor a delegação do Estado. Todo Estado onde o PCB está organizado deverá estar presente, com uma delegação à altura de seus esforços.
Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2012
Secretariado Nacional do PCB
Partido Comunista Brasileiro
20 A 22 DE MARÇO  DE 2012 (terça a quinta-feira):
SEMINÁRIO “PCB 90 ANOS DE LUTAS”
Dia 20/03 (terça) – das 16h às 18h
1922-1945: DOS ANOS DE FORMAÇÃO ÀS LUTAS CONTRA O ESTADO NOVO
Dia 20/03 (terça) – das 19 às 21h
1946-1964 – A CONSOLIDAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DEMOCRÁTICA
Dia 21/03 (quarta) – das 16 às 18h
1965-1979 – A RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA
Dia 21/03 (quarta) – das 19 às 21h
1980-1992 – O REFORMISMO E A TENTATIVA DE LIQUIDAÇÃO DO PCB
Dia 22/03 (quinta) – das 14 às 16h
1992-2012 – A RECONSTRUÇÃO REVOLUCIONÁRIA
Dia 22/03 (quinta) – das 16h30 às 18h30
O PCB E A CONJUNTURA INTERNACIONAL
Dia 22/03 (quinta) – das 19 às 21h
O PCB E A ESTRATÉGIA SOCIALISTA DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA
Obs.: intervalo das 20:30 às 20:35, para assistir o programa nacional do PCB em cadeia de televisão;
23 DE MARÇO DE 2012 (sexta-feira):
Das 14 às 18h:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL:
“A CRISE DO CAPITALISMO: A OFENSIVA IMPERIALISTA E A LUTA PELO SOCIALISMO” (convidados nacionais e internacionais)
18:30 – ATO PÚBLICO NACIONAL 90 ANOS DE PCB
22:00 – FESTA VERMELHA (com música ao vivo e pista de dança)
24 DE MARÇO DE 2012 (sábado):
Das 14 às 15h: Exibição do filme “Fomos, somos e seremos comunistas”.
Das 15 às 19:30 h
SEMINÁRIO INTERNACIONAL:
“A CRISE DO CAPITALISMO: A OFENSIVA IMPERIALISTA E A LUTA PELO SOCIALISMO (convidados nacionais e internacionais)
25 DE MARÇO DE 2012 (domingo):
10 às 13h: Reunião Ampliada do Comitê  Central e atividades diversas.
FONTE: pcb.org

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

“Só saberemos o valor da Copa em 2015”, diz consultor


No mínimo, sete portais informam sobre os gastos públicos previstos para a Copa do Mundo de 2014. Porém, nenhum deles consegue manter informações atualizadas e, por vezes, até são contraditórios. Um dos especialistas que acompanha o assunto é Alexandre Guimarães, consultor legislativo do Senado Federal. Ele esteve nas 12 cidades-sedes com os membros da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Atendendo à convite, Guimarães visitou o Contas Abertas e concedeu a seguinte entrevista: 
   
Contas Abertas (CA) – Qual a sua avaliação das obras referentes à Copa do Mundo nas cidades-sede?
Alexandre Guimarães – É bastante difícil analisar as obras da Copa como um todo porque a maioria está atrasada.

CA – Então, primeiramente, qual a situação dos estádios?
Guimarães – Os estádios, que são as obras mais acompanhadas pela imprensa, realmente evoluíram em termos de construção. Contudo, não sabemos se o avanço inclui todas as ações previstas. Em Brasília, por exemplo, descobrimos que ainda haveria a licitação da cobertura, apesar das obras estarem adiantadas. Não sabemos no que as outras arenas ainda podem nos surpreender, mas há que se considerar, que, no geral, estão indo bem.

CA – E os aeroportos?
Guimarães – Há pouco vimos as licitações dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serem realizadas quase como uma forma “desesperada” de se tentar agilizar as obras no setor. Pelo ritmo da Infraero, nenhum aeroporto conseguiria atender à demanda, nem da Copa das Confederações, no próximo ano, nem da Copa do Mundo de 2014.

Vale ressaltar, que até nas licitações surgem dúvidas sobre a real capacidade de termos eficiência nos aeroportos em tão pouco tempo. O consórcio que ganhou o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, por exemplo, é o mesmo que constrói o terminal de São Gonçalo do Amarante, em Natal, no Rio Grande do Norte, que, provavelmente, não será concluído para a Copa.

CA – E em relação aos Portos?
Guimarães – Os portos estão extremamente atrasados, não vemos nenhuma mudança nas cidades, onde estão situados. O fato não preocupa muito, já que não estão previstos cruzeiros para a época.

CA – E sobre as comentadas obras de mobilidade urbana?
Guimarães – As obras de mobilidade urbana seriam o grande legado para a população em todas as cidades. Tratam-se de empreendimentos, em muitos casos, necessários. Porém surge um questionamento: os aeroportos serão expandidos, mas e as ligações das cidades com os aeroportos? Pouco está sendo realizado. Como será atendida essa relação com a maior demanda de turistas e o crescimento da população? Não dá para saber!

Nesse sentido, há obras pequenas, como uma via ou um BRT, já praticamente concluídas. Obras fáceis que seis meses antes da Copa certamente estarão terminadas. Mas há outras que ficarão na promessa, como é o caso dos VLT’s e do metrô em Belo Horizonte. Não acredito que esses empreendimentos saiam do papel. Se acontecer, vai ser pela metade, sendo concluídas algumas estações, das 20 que foram prometidas.

CA – No que diz respeito ao acompanhamento dos gastos para a Copa do Mundo por portais, algum é satisfatório?
Guimarães – Atualmente, nenhum. Nem o do Senado Federal, nem os do Ministério do Esporte e da Controladoria Geral da União. Basta consultar os sites no dia-a-dia para perceber que não há variações. Durante o período de férias, que acabamos de passar, é que não ocorreram mudanças mesmo. É como se não tivesse ocorrido nenhuma obra entre dezembro de 2011 e o início de fevereiro deste ano, apesar de sabemos que os estádios estão em andamento.

Os dados fornecidos pelo Ministério do Esporte (ME) e pela CGU, não representam a realidade e não batem com o que a imprensa divulga porque estão desatualizados. O próprio acompanhamento do ME é falho. Foi feito um em janeiro e outro em setembro de 2011, quando será o próximo? Vai ser realizado na véspera da Copa das Confederações? Vamos ter transparência nesses números em 2015, um ano depois da Copa do Mundo.

CA – Por que existe essa disparidade de fiscalização?
Guimarães – Há vários motivos. Governos estaduais e municipais, responsáveis por obras, demoram a repassar informações. Quando procuro os dados diretamente com essas entidades encontro grandes dificuldades em obtê-los. Por outro lado, ao que parece, o governo federal não tem pessoal suficiente para correr atrás dos dados. Acredito que uma informação solicitada pelo Ministério do Esporte, a entidade máxima nesse segmento no Brasil, deve ser atendida.

Além disso, o Comitê Organizador Local da Copa se tornou totalmente figurativo. Se ele ainda tinha alguma representatividade real, com a passagem do Ronaldo para a Diretoria, se tornou virtual. Agora, temos a imagem de um jogador que todo mundo ama, mas que está lá para representar um comitê que não tem passado os dados realmente.

FONTE:Contas Abertas

São Paulo dá Mocidade Alegre 2012



















Em agosto de 2012, comemoram-se os 100 anos de nascimento do escritor Jorge Amado. Certamente estão programados vários eventos para rememorar o escritor brasileiro com mais obras traduzidas no mundo todo e adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Um dos primeiros acontecerá no Carnaval de São Paulo

Da famosa carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel, de Portugal, em 1500, que descrevia a terra descoberta por Cabral, sempre nos lembramos de que nela "em se plantando, tudo dá". E ninguém acredita mais nisso que os carnavalescos das escolas de samba. Dando asas à imaginação e à criatividade, na escolha de um enredo para o desfile de Carnaval, na maioria das vezes, eles "plantam" ideias rebuscadas para contar uma simples história. Muitos se dão bem. Outros se perdem no emaranhado de fatos e de conceitos criado por eles próprios. 

Sidney França, um jovem de 30 anos, que desde 2009 elabora os enredos da escola de samba paulistana Mocidade Alegre, está entre os primeiros. Para o carnaval de 2012 - ano em que se comemora o centenário de Jorge Amado - em vez de contar a vida e a produção literária do escritor, Sidney escolheu uma de suas obras: Tenda dos Milagres - romance sociológico, lançado em 1969, que denuncia o preconceito e a intolerância religiosa -, e exalta o que, segundo Amado, seria a identidade nacional, resultante de misturas, como a miscigenação e o sincretismo religioso.

"Não é por acaso que a história de Tenda dos Milagres começa na África, com um presságio sobre a terra para onde os negros foram levados como escravos: 'nascer, crescer e se misturar'. - explica Sidney -. Este é o enfoque central do nosso enredo, cujo personagem principal não é o Pedro Archanjo da obra, que no candomblé tinha o título de Ojuobá (os olhos do rei), é o próprio rei Xangô."

Na história pensada pelo carnavalesco, vendo tanta injustiça contra os africanos e seus descendentes, o capoeirista mestiço Archanjo, que trabalha como bedel (servente) em uma universidade em Salvador, clama pela justiça de Xangô. O orixá, então, deixa o continente africano, atravessa o mar e chega ao Brasil, onde encontra a escravidão. Ele liberta os escravizados, mas o racismo e o preconceito permanecem. É quando Xangô resolve iluminar a mente do escritor comunista Jorge Amado para resgatar a história do povo baiano, mostrando como os negros fizeram para integrar a raça brasileira e conseguir manter suas crenças.

XANGÔ ESCOLHEU UM OBÁ ATEU

Apesar de se declarar um homem sem fé, o próprio Jorge Amado recebeu no candomblé o título de honra Obá de Xangô - por indicação do próprio orixá - como teria declarado a sacerdotisa Mãe Senhora (Maria Bibiana do Espírito Santo), que esteve à frente do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, de 1942 a 1967. Sidney França ressalta que "assim como o escritor, o mulato Pedro Archanjo, na obra, vive entre a intelectualidade baiana e o povo simples de Salvador, jogando capoeira na praça, se embebedando com os boêmios, mas também debatendo, em pé de igualdade, com os teóricos acadêmicos racistas. Circula seguro pela região do Pelourinho, entre a elite e a vassalagem." O carnavalesco lembra que Amado foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro, em 1945, e, mesmo sendo ateu, foi o autor do projeto de lei que garantiu o direito à liberdade de culto e de expressão religiosa, ratificado posteriormente pela Constituição de 1988.

É essa Bahia dos anos 20 e 30 do século passado, com sua riqueza cultural e as misturas que a caracterizam, que será cantada e apresentada pela Mocidade Alegre.

E para quem imagina que se verá um enredo exaltando a personalidade e o talento literário de Jorge Amado, o carnavalesco alerta: "Não faremos isso. Que até seria mais fácil. Por conta das adaptações de suas obras, entre elas, a própria Tenda dos Milagres, que virou um filme de Nelson Pereira dos Santos (1977) e uma minissérie da Globo, todos já conhecem bem o talento do autor e a riqueza de suas obras. Minha menção a Amado será fechar o desfile, agradecendo ao visionário escritor centenário por ter retratado tão bem o Brasil e sua forte identidade."

MISSÃO: SER CAMPEÃ

Sidney França se criou na Casa Verde Alta, em São Paulo. Ainda menino conheceu a Mocidade Alegre e, na década de 90, desfilou na ala Em Cima da Hora. Com a morte da presidente Elaine Cruz Bechara, em 2003, a irmã da falecida, Solange Cruz Bechara assumiu a presidência e criou uma comissão de carnaval para a qual convidou o amigo Sidney, formado em economia. Nessa comissão ele assessorou os carnavalescos Nelson Ferreira e, posteriormente, Zilkson Reis, que ficou até 2008.

Esposa do Mestre Sombra (Marcos Rezende), diretor de bateria - e mãe de Carlos Augusto, o Sombrinha - Solange assumiu a presidência da Mocidade Alegre, em 2004, com duas missões igualmente difíceis: fazer a escola reconquistar o título de campeã do grupo especial depois de 24 anos; e convencer o tio, Juarez da Cruz, de que tinha capacidade para isso, sob a intensa pressão do patriarca da Mocidade e o grupo que o circundava. "Eu chorava bastante, rezava e trabalhava enlouquecidamente com a comissão na montagem do enredo Do Além-Mar à Terra da Garoa... Salve Esta Gente Boa. Fui para a apuração com meus 'tercinhos' e quase morri quando a Mocidade Alegre foi sagrada campeã. Lembro do Seu Juarez - ela não o menciona como tio - vindo humildemente me cumprimentar, me chamando de filha." 

Seguiram-se dois terceiros lugares e, em 2007, outro título de campeã, com Posso Ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso dessa Gente!!!. Solange diz que inicialmente era para ser contada a história dos Mamonas Assassinas e que haveria um grande patrocínio, pois ia fazer parte de um filme, mas a velha guarda e outros integrantes foram contra e que ela antes de tudo respeita a opinião da comunidade. "Se não agradá-los, não adianta montar, pois o enredo não pega a alma da escola", afirma.

No ano seguinte, a Mocidade foi vice-campeã. Em 2009, a escola apelou para o coração com o enredo Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Máquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!!!. Os "tercinhos' de Solange se multiplicaram. "Os amigos sabem que eu gosto de terços e me presenteiam com eles." E deram sorte mesmo. Mas pesou mais o desfile impecável. Campeã de 2009. Menos de 10 dias depois da apuração, o coração emocionado do fundador-mor da agremiação, Juarez da Cruz parou de bater.


"OJUOBÁ ‑ 
NO CÉU,OS OLHOS DO REI...
NA TERRA, A MORADA DOS MILAGRES...
NO CORAÇÃO, UM OBÁ MUITO AMADO!" 
(GRCES MOCIDADE ALEGRE - CARNAVAL/2012)

O VOO DAS MARIPOSAS

Na década de 50, os fluminenses de Campos do Goytacazes, Juarez, Carlos e Salvador, com seus amigos, costumavam brincar carnaval vestidos com roupas femininas. Naquela época, a zona de meretrício da cidade ficava no bairro do Bom Retiro. O então prefeito Jânio Quadros mandou reformar bondes, nos quais colocaram uma inscrição dizendo que foram recuperados pela prefeitura. Aí eles tiveram a ideia de batizar seu bloco de Mariposas Recuperadas do Bom Retiro. 

Foi com esse espírito que os três irmãos fundaram o bloco Mocidade Alegre, na década de 60, quando o carnaval paulistano foi oficializado. O bloco virou escola de samba e, contam os mais velhos, que seus melhores desfiles foram com temas afros, como Zumbi dos Palmares (1970), A Revolta dos Malês (1979), A Embaixada de Bambas (1980), Vissungo, Canto de Riqueza(1981), e Omi - O Berço da Civilização Iorubá (2003), entre outros.

No início dos anos 70, Juarez, com seu inseparável charuto e chapéu russo de pelo de carneiro, inaugurou no bairro do Limão, a quadra alugada que ficou conhecida como Morada do Samba. Ele encabeçou a Mocidade Alegre até 1992, quando passou a presidência para o irmão Carlos Augusto Cruz Bechara. Com a morte de Carlos, em 1998, o cargo foi assumido pela filha Elaine Cristina, a Laila. E agora o comando está a cargo da irmã dela, Solange, que se orgulha de ter feito mudanças radicais, profissionalizando a escola. "As regras estão cada vez piores. A gente trabalha muito e no dia do desfile sai daqui para ser campeã. 

O Carnaval é decidido nos detalhes. Só não seremos por alguma circunstância, como neste ano, que tivemos uma quebra de carro, que tirou pontos da escola. Com esses pontos teríamos vencido o Carnaval." 

Nos tempos de Seu Juarez, na concentração do desfile, eram distribuídos folhetinhos com os seguintes dizeres: "Receita para ganhar Carnaval: cantar, sambar e sorrir." 

Solange e Sidney que, durante a entrevista, sorriram o tempo todo e, nos ensaios fazem questão de sambar e cantar com sua comunidade, seguem a receita. E claro que eles confiam também no machado de Xangô. Caô Cabecilê!

FONTE : OSWALDO FAUTINO / Raça Brasil

Veja letra do samba-enredo da Mocidade Alegre para 2012

Ojuobá — No Céu, os Olhos do Rei… 
Na Terra, a Morada dos Milagres… 
No Coração, Um Obá Muito Amado!
Autores: Fernando, Leandro Poeta, Renato Guerra, Rodrigo Minuetto, Thiago e Vitor Gabriel
O rufar do tambor vai ecoar

Tenho sangue guerreiro, sou Mocidade!
A luz de Ifá vai me guiar
Ojuobá espalha axé, felicidade!
Kaô kabecile

Kaô, meu Pai Xangô!
Ouça o clamor de Ojuobá
É fogo! É trovão! É justiça!
E assim, cruzando o mar de Yemanjá
Aponta o seu oxé a nos guiar
Raiou o sol da liberdade a quebrar correntes
E nessa terra o negro vence
Com a proteção do rei de Oyó
Contra o preconceito ao seu povo
Conduz a mão que escreve um mundo novo
No Pelô… Salve a Bahia de São Salvador

Eu vou à capoeira, meu amor
Morada dos milagres, devoção e fé
Um grito de igualdade… Axé!
É magia…

Na mistura de raças surgiu
A pele morena, linda é a cor do Brasil
Na crença, um traço cultural
E pelas ruas o povo a cantar
É arte popular que faz emocionar, o Afoxé a embalar
No Ylê a sua luz brilhou
A mão de Mãe Senhora o consagrou
Eternizado, é coroado Obá de Xangô
Jorge… Orgulho da nação
Amado… Em cada coração
Feliz, o povo canta em oração!

 Glossário: Conheça as palavras em línguagem Yorubá na letra do Samba Enredo de 2012

Ifá – Orixá responsável pelo destino. O próprio destino. É também o nome de um oráculo africano utilizado como sistema de adivinhação, através do jogo de búzios. Originado pelos povos yorubás, na África (região da atual Nigéria).

Ojuobá – Palavra da língua yorubá que significa Olhos do Rei ou Os Olhos de Xangô. É um título-de-honra conferido no Candomblé para aqueles escolhidos pelo Orixá da Justiça para fazerem valer sua vontade. Os ojuobás são conhecedores dos segredos do axé e verdadeiros guerreiros na luta por uma sociedade mais justa e feliz.

Axé - força vital, energia, princípio da vida, força sagrada dos orixás. Axé é o nome que se dá às partes dos animais que contêm essas forças da natureza viva, que também estão nas folhas, sementes e nos frutos sagrados. Axé é bênção, cumprimento, votos de boa-sorte e sinônimo de Amém. Axé é poder. Axé é o conjunto material de objetos que representam os deuses quando estes são assentados, fixados nos seus altares particulares para ser cultuados. São as pedras e os ferros dos orixás, suas representações materiais, símbolos de uma sacralidade tangível e imediata. Axé é carisma, é sabedoria nas coisas-do-santo, é senioridade. Axé se tem, se usa, se gasta, se repõe, se acumula. Axé é origem, é a raiz que vem dos antepassados, é a comunidade do terreiro. Os grandes portadores de axé, que são as veneráveis mães e os veneráveis pais-de-santo, podem transmitir axé pela imposição das mãos; pela saliva, que com a palavra sai da boca; pelo suor do rosto, que os velhos orixás em transe limpam de sua testa com as mãos e, carinhosamente, esfregam nas faces dos filhos prediletos. Axé se ganha e se perde. (Extraído de Reginaldo Prandi, Os candomblés de São Paulo.)

Kaô Kabecile (Kawó Kabiesielé) – Saudação a Xangô, significa venha ver o Rei descer sobre a Terra.

Xangô – é o orixá do fogo, do trovão, do governo e da justiça. Foi sincretizado com São Jerônimo, santo invocado para se pedir proteção contra os temporais. O poder sobre as intempéries fez de São Jerônimo Xangô... E vice-versa. Também foi sincretizado com São João, pois o fogo, elemento de Xangô, está presente na fogueira deste santo católico.

Iemanjá – Deusa dos mares. Orixá feminino que foi sincretizada com a Nossa Senhora da Conceição (protetora da Humanidade) e Nossa Senhora dos Navegantes. Na mitologia, é mãe da maioria dos orixás.

Oxé – Ferramenta que Xangô carrega. Trata-se de uma machadinha com duas lâminas, instrumento que ele usa para fazer justiça.

Oyó – Cidade da Nigéria que foi capital de um reino séculos atrás, onde originou-se o culto a Xangô.

Rei de Oyo – Uma das formas para se referir a Xangô.

Afoxé – Bloco carnavalesco formado por filhos de santo. Também conhecido como “candomblé-de-rua”. Também é o nome de um instrumento musical.

Ilê – Terreiro de Candomblé (Ilé Axé). Terreiro é o nome que se dá ao templo de candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. Nos primeiros tempos, os rituais eram celebrados no quintal de alguma edificação urbana ou numa roça afastada, isto é, no terreiro, ao ar livre. Depois, passou-se a construir um barracão coberto de sapê onde se realizavam as danças sagradas, cômodos para abrigar os altares dos orixás e a clausura, onde se fazem as iniciações secretas. Esse conjunto é chamado ainda hoje de terreiro. O local das danças cerimoniais, do mesmo modo, é denominado barracão, embora seja agora um salão de alvenaria, como as demais dependências. Em yorubá, uma das línguas rituais do candomblé, o templo ou terreiro é chamado de Ilê Axé (Casa de Axé).

Obá de Xangô - Título-de-honra vitalício criado em 1936 por Mãe Aninha no Ilê Axé Opo Afonjá, para homenagear amigos importantes e grandes defensores do terreiro. Jorge Amado ocupou uma das doze cadeiras do conselho dos Obás de Xangô - orixá a que esse terreiro é consagrado. Amado foi condecorado por Mãe Senhora.

Outras expressões:
Pelô – abreviação de Pelourinho. Referência à famosa ladeira de Salvador, que serviu de cenário do livro “Tenda dos Milagres” e da minissérie de mesmo nome.

Morada dos Milagres – Trocadilho com o nome do livro Tenda dos Milagres (de Jorge Amado) e a Morada do Samba.

FONTE: Departamento Cultural Mocidade Alegre

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Unidos de Vila Isabel leva o prêmio Estandarte de Ouro 2012


Depois de duas noites de encantamento e de muita atenção aos desfiles, os 10 jurados do Estandarte de Ouro se reuniram na manhã desta terça-feira para definir os vencedores do prêmio, criado pelos jornalistas do GLOBO há 40 anos. 

A Unidos de Vila Isabel venceu na categoria melhor escola de samba do carnaval 2012, com o enredo “Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola!”. A escola de Martinho da Vila também levou os Estandartes de Ouro de melhor mestre-sala e melhor porta-bandeira, com o casal Julinho e Rute, melhor enredo e melhor ala das baianas. A carnavalesca Rosa Magalhães, que comandou pela segunda vez o desfile da Vila, foi escolhida como personalidade do carnaval de 2012.

A Império Serrano abocanhou duas premiações: melhor escola e melhor samba-enredo do Grupo de Acesso, composto por Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império, em homenagem a Dona Ivone Lara.

Nova “Kizomba”

Última escola a se apresentar na primeira noite de desfiles, a Vila Isabel iluminou a avenida com carros belíssimos e em tom dourado, que deu um brilho extra ao nascer do dia. Em sua primeira incursão pelo tema África, a carnavalesca Rosa Magalhães conseguiu mostrar até um navio negreiro de forma leve, colorida e diferente. Empolgado com a performance da comissão de frente - que reproduzia o deslocamento de animais e homens na savana africana -, o público do setor um saudou a escola com gritos de “é tricampeã”.

Segundo Rosa, em entrevista ao “RJ TV”, os ingredientes que levaram à conquista do Estandarte foram “uma certa identidade com a história e a vibração do pessoal da Vila Isabel.”

Além da beleza, encantou também a criatividade da escola. A porta-bandeira, Rute Alves, por exemplo, carregava nas costas um boneco fazendo as vezes de um bebê. E no setor um, as alas das girafas e dos pássaros, compostas de armações leves sobre os ombros dos integrantes, se destacavam.

Portela levou cinco prêmios

A Portela levou cinco Estandartes de Ouro: melhor samba-enredo, com “... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo; melhor intérprete, com o puxador Gilsinho; melhor passista feminino, com Nilce Fran, e melhor passista masculino, com Walcir Pelé. A Tabajara do Samba também garantiu o Estandarte de Ouro de bateria para a azul e branco de Madureira.

Em entrevista ao “RJ TV”, Gilsinho disse estar confiante com o desempenho da escola na apuração de quarta-feira.

- Foi muito carinho, muito empenho nosso, do carro de som - disse.

Já a União da Ilha venceu na categoria melhor Comissão de Frente. O prêmio de revelação 2012 foi para Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense. A vencedora na categoria Melhor Ala foi para a Unidos da Tijuca - onde a ala da comunidade desfilou fantasiada de bonecos de barro.

Sergio Lobato, da comissão de frente da Ilha, lembrou da química entre a comissão de frente, público e júri.

-O que deu certo foi a alegria e a irreverência, a harmonia entre a evolução na avenida e o júri - disse ao “RJ TV”.

O júri do Estandarte homenageou Oscar Niemeyer com o prêmio especial do carnaval, o quarto desde a criação do Estandarte em 40 anos. Segundo o Estandarte, o prêmio é um agradecimento ao projeto do Sambódromo, por sua importância para o carnaval. Além de Niemeyer, ganharam esse prêmio o sambista Silas de Oliveira e os carnavalescos Fernando Pinto e Joaosinho Trinta.

Oscar do carnaval

Considerado o "Oscar do carnaval carioca", o Estandarte de Ouro foi criado em 1972 . De lá para cá, distribuiu 622 troféus às mais diversas agremiações. Atualmente, são 16 as categorias agraciadas. O júri desde ano é formado por Adelzon Alves, Aloy Jupiara, Argeu Affonso, Dorina, Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Luís Filipe de Lima, Lygia Santos, Marcelo de Mello, Carlinhos de Jesus e Isabela Capeto.

Conheça os vencedores do Estandarte de Ouro 2012:

Melhor Escola: Unidos da Vila Isabel
Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Vila Isabel
Melhor Porta-Bandeira: Rute, da Vila Isabel
Melhor Enredo: Vila Isabel
Melhor Ala das Baianas: Vila Isabel
Personalidade: Rosa Magalhães, da Vila Isabel
Melhor Samba-Enredo: Portela
Melhor Intérprete: Gilsinho, da Portela
Melhor Bateria: Portela
Melhor Passista Masculino: Walcir Pelé, da Portela
Melhor Passista Feminino: Nilce Fran, da Portela
Melhor Comissão de Frente: União da Ilha
Melhor Ala: Ala da Comunidade, da Unidos da Tijuca
Revelação: Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense
Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império Serrano
Melhor Samba do Grupo de Acesso: Império Serrano

FONTE: O GLOBO