Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, março 02, 2013

Israel elege a primeira miss negra desde a criação do estado













Ytayesh Ayanao, de 21 anos, é uma bela israelense, negra, e que acaba de entrar para a história. 

Ela foi eleita a primeira miss negra desde a criação do Estado, em 1948, na 63ª edição do concurso.


Oriunda da cidade costeira de Natanya, ela é chamada de “Titi” pelas amigas, ela era a única concorrente da minoria etíope em Israel. Ela entrou no concurso por influência de uma amiga e nunca havia tido experiência anterior como modelo. 

Durante a competição, antes de receber o título, ela chegou a comentar: “adoraria ganhar o concurso para mudar atitudes em relação às modelos negras. Eu adoraria ser a primeira negra miss de Israel. A Tyra Banks de Israel”. 

Há cerca de 25 anos, com o começo da imigração em massa de 1,2 milhão de russos para Israel, o modelo de beleza do país passou por uma transformação. Moças com traços mediterrâneos e cabelos escuros passaram a concorrer ao trono de miss e, muitas vezes, venceram jovens loiras e mais pálidas, estereótipo típico do país.
 
Agora, o modelo de beleza nacional passa por uma nova transformação com o amadurecimento de milhares de jovens etíopes que também migraram ainda crianças para Israel desde os anos 80.

A nova Miss Israel, por exemplo, chegou ao Estado há uma década, aos 12 anos de idade. Ela faz parte da comunidade de judeus etíopes em Israel, que hoje, conta com 120 mil pessoas ou 1,5% da população.

FONTE: REVISTA AFRO

Nenhum comentário: