Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, dezembro 09, 2013

ESTUDANTES OCUPAM A REITORIA DA UFPEL







A reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi ocupada na manhã de ontem por estudantes da instituição. Eles estão no gabinete do reitor, Prof. Mauro Del Pino, em períodos de revezamento, entrando 30 universitários de cada vez. O reitor chegou a dialogar com o grupo e deixou a sala logo após. No total são cerca de 150 manifestantes que prometem ficar no local até que suas reivindicações sejam atendidas. Dois deles já iniciaram greve de fome.

Uma das exigências é para que o pró-reitor de Planejamento, Luis Osório, deixe o cargo. Os estudantes alegam que ele não tem transparência e diálogo com a comunidade universitária. A briga com o pró-reitor Luis Osório se intensificou a partir do momento em que outros quatro pró-reitores, alguns eleitos pelos estudantes, assinaram um manifesto que circula nas redes sociais criticando o reitor Mauro Del Pino, que teria se afastado das promessas de campanha de transparência e decisões democráticas na universidade. Depois da publicação, surgiram comentários de que os pró-reitores que assinaram a nota seriam demitidos por Del Pino. Daí ocorreu a revolta dos estudantes que decidiram ocupar a reitoria.

As outras reivindicações são:

* Que se retome o programa de gestão para qual Mauro Del Pino foi eleito;

* Abertura imediata das contas da pró-reitoria em planejamento e fundações de apoio;

* Manutenção de todos os cargos comissionados;

* Avaliação justa da gestão;

* Que o assessor do reitor Álvaro Hipolito se retire de toda discussão com os estudantes porque supostamente se refere aos estudantes como “torcida de reitor”;

* Que jamais se discuta casa de estudante sem os estudantes e que sejam tornados públicos todos documentos da nova casa de estudante.



FONTE: DIÁRIO DA MANHÃ




Repúdio ao reitor nu Mauro Del Pino


E apoio total aos pró-reitores Rosane Brandão, Fabiane Tejada, Sérgio Christino e Antonio Cruz.

Pelotas, 09 de dezembro de 2013.

Nota de Repudio ao Reitor Mauro C. B. Del Pino e ao Pró-reitor Luiz Osório;

e Moção de Apoio aos Pró-reitores, Antonio Cruz, Fabiane Tejada, Rosane Brandão e Sergio Christino.



Nós, estudantes da Universidade Federal de Pelotas e residentes da Casa do Estudante, amparados pela Secretaria Nacional de Casa do Estudante (SENCE), e com apoio de demais discentes da UFPel, enviamos a todos e todas que se façam interessados o nosso repudio as políticas que vem sendo aplicadas na Ufpel, pelo reitor Mauro C. B. Del Pino. Políticas arbitrárias, que contrariam os preceitos do Movimento Reconstrução, dentre eles, democracia, transparência e diálogo com a comunidade acadêmica; motivos que levaram 4.517 estudantes desta universidade a votarem no projeto da chapa Reconstrução e garantir a vitória desta no segundo turno.

No dia 6 de dezembro de 2013, no período da manhã, cinco residentes da CEU UFPel, se dirigiram até o gabinete do reitor, afim de pedir explicações sobre as possíveis demissões dos pró-reitores Rosane Brandão (pró-reitora de assuntos estudantis), Fabiane Tejada (pró-reitora de graduação), Antonio Cruz (pró-reitor de extensão e cultura) e Sergio Christino (pró-reitor de gestão de pessoas), além do vice-reitor Carlos Mauch.

O reitor deixou explicito sua quebra com o Plano de Gestão, afirmando que a partir de agora ele irá tomar as decisões sem consultar a comunidade acadêmica, motivo pelo qual os discentes desta Universidade, começaram a se movimentar. No período da tarde, o reitor convocou alunos do MR, para justificar suas ações, que levaram à insatisfação estes mesmos estudantes que construíram sua campanha.

Coincidentemente ou não, esses pró-reitores – Sergio, Rosane, Antônio e Fabiane - foram reivindicados pelos próprios estudantes do MR, que veem nestes, pessoas de diálogo com os estudantes, que cumprem as políticas da Gestão a qual ajudaram a construir e que são da total confiança dos estudantes.

Os residentes da CEU sempre tiveram uma boa relação com estes pró-reitores, ao contrário dos demais, em especial com o pró-reitor de planejamento, Luiz Osório, o qual sempre dificultou ações em benefícios dos moradores da Casa do Estudante. As 'sabotagens' do Pró-Reitor Osório contra os estudantes que dependem de políticas de permanência para estarem na universidade, motivou uma manifestação no dia 27 de maio de 2013, reivindicando que a reitoria aceitasse os projetos de moradias reunidos pelo GT da PRAE, os quais foram solicitados e recusados também pelo Osório anteriormente.

Dentre os cartazes e palavras de ordem entoadas, FORA OSORIO engrossava as reivindicações.

Lembramos também que, dentre as políticas de gestão, as audiências públicas com as pró-reitorias foram cumpridas apenas por cinco dos oito pró-reitores. A pró-reitoria de planejamento, a qual não fez audiência e nem foi cobrada por isso; uma pró-reitoria que não trabalha com transparência e nem colabora com as pró-reitorias de assuntos estudantis, graduação, gestão de pessoas e extensão e cultura, e nem com os estudantes.

Ao contrário do que o reitor Mauro Del Pino disse na última sexta, nós, residentes, não temos um projeto novo de casa de estudante graças ao Luiz Osório. Se hoje os arquitetos da UFPel e sua equipe fizeram esse trabalho, foi graças às ações dos estudantes unificados e, especialmente aqueles que compõe o GT da PRAE, à equipe da PRAE, na figura de Rosane Brandão, Romério Kunrath e Janaína Guerra, residentes da CEU e estudantes do auxílio moradia, e à SENCE e demais estudantes do Movimento de Casas de Estudantes, que nos ajudaram constantemente na confecção de um plano de necessidades, que contemplasse todas as reivindicações do MCE. Se o Osório trabalhou pelo projeto da nova CEU, os residentes têm plena convicção que só o fez devido à pressão estudantil.

Diante disso, questionamos o que é considerado correto pelo reitor Mauro Del Pino: trabalhar com transparência e diálogo, como propõe o projeto de gestão do movimento reconstrução e como Rosane Brandão, Fabiane Tejada, Sergio Christino e Antônio Cruz têm trabalhado; ou com falta de transparência, falta de critérios e falta de diálogo, como o Luiz Osório trabalha.

Para nós, a postura do Osório é inaceitável para um bom andamento de uma gestão que preze por democracia e transparência. Que garanta a toda comunidade voz, respostas, soluções e espaços para construção coletiva.

Diante das condutas apresentadas pelo pró-reitor Luiz Osório, apoiado pelo reitor, Mauro Del Pino, justificamos nosso repúdio, já que esses nomes deixaram de trabalhar conforme os eixos do MR que visa: democracia, compromisso social, desenvolvimento pessoal e qualidade de ensino.

Desconsideram a opinião dos demais envolvidos na vida acadêmica, como mostra os dizeres do reitor no dia seis de dezembro deste ano: "Eu não preciso consultar a comunidade acadêmica para tomar decisões administrativas.”

Apoiamos incondicionalmente toda e qualquer decisão dos pró-reitores Antonio Cruz, Fabiane Tejada, Rosane Brandão e Sergio Christino, por trabalharem a risca o Plano de Gestão construído dentro do MR – construção horizontal das 3 categorias e da qual participaram – e por acreditarem que é possível gerir uma universidade com democracia, transparência, compromisso social, desenvolvimento pessoal e qualidade de ensino, incluindo conselho de gestão, reconstrução de regimentos, criação de constituinte universitária, conselhos administrativos, audiências publicas e critérios de planejamentos, sempre levando em consideração a opinião de estudantes, técnicos e professores.

Sendo assim, Os residentes, reunidos em 07 e 08 de dezembro de 2013, decidiram por ocupar a reitoria na próxima segunda-feira com as seguintes reivindicações:

- Que se retome o programa de gestão eleito;

- Pela ausência de transparência, compromisso e diálogo, Fora Osório;

- Abertura imediata das contas da Pró-Reitoria de Planejamento e das Fundações;

- Manutenção de todos os cargos demissionários, a começar pelos pró-reitores que são cargos de confiança dos Estudantes que fizeram as indicações e dos Moradores da CEU UFPEL;

- Avaliação justa da gestão, que não seja por meio de pesquisas tendenciosas, mas sim pelo cumprimento dos compromissos firmados em campanha e ao assumirem os postos;

- Que o assessor do reitor, Alvaro Hypolito, se retire de toda e qualquer discussão com o Movimento Estudantil, em especial o MCE, visto o evidente desrespeito deste conosco ao se referir a categoria como "torcida" dos pró-reitores em questão;

- Que JAMAIS se volte a discutir CEU sem a presença de residentes e de representantes da PRAE, inclusive junto ao MEC;

- Que sejam tornados PÚBLICOS todos os documentos sobre o Projeto da Nova CEU e documentos sobre o direcionamento de verbas para a construção de CEUs na região sul - que está sendo tocado na câmara pelos deputados da bancada sulista -, inclusive identificando aqueles que construíram os projetos, as universidades, reitores ou pró-reitores, deputados e partidos políticos envolvidos nisso.
Contamos com o apoio de toda a comunidade da UFPel e dos companheiros do MCE para que essas pautas sejam discutidas e conquistadas.

Amanhã, a CEU está de mudança pra reitoria!

O MCE vive!

Residentes da Casa do Estudante da Universidade Federal de Pelotas
CEU UFPel




REITORIA DA UFPEL DIVULGA NOTA OFICIAL

A Reitoria da UFPel, considerando os últimos acontecimentos, manifesta-se da seguinte forma:

A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas, levando em conta a pauta de reivindicações do grupo de estudantes que está no Gabinete do Reitor, vem manifestar sua determinação no cumprimento, em sua integralidade, do programa eleito na comunidade que tem como base o compromisso social, a democracia, o desenvolvimento de pessoal e a qualidade acadêmica.

Ao longo destes quase 11 meses de gestão, um conjunto importante de ações foram desenvolvidas visando equalizar os diferentes problemas encontrados na UFPel. A Gestão busca organizar a Universidade estabelecendo critérios para a tomada de decisões, buscando recursos para dar conta da grande carência de infraestrutura acadêmica e administrativa e trabalhando na valorização dos órgãos colegiados. As ações foram centradas na organização da estrutura e na valorização dos servidores, bem como na assistência aos estudantes e no projeto da moradia estudantil, entre outros.

A Gestão está em diálogo com os estudantes disponibilizando os dados orçamentários da Universidade e das Fundações e demais informações solicitadas como forma de sinalizar o compromisso com a transparência e publicização das ações acadêmicas e administrativas. Quanto às reivindicações referentes à substituição ou não de pró-reitores, a Gestão manifesta que a questão será resolvida no âmbito interno a partir da avaliação dos últimos acontecimentos.

Cabe salientar que os avanços obtidos nestes 11 meses de gestão devem-se ao esforço e trabalho de todas as Pró-Reitorias. Neste contexto, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento vem cumprindo um papel estratégico para as conquistas obtidas, sendo fundamental a sequência do trabalho desenvolvido para os avanços na implementação do Programa de Gestão.

Reitoria da UFPel, 9 de dezembro de 2013

Nenhum comentário: