Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, maio 10, 2014

15 de Maio é dia de juventude em luta, com unidade e aliada aos trabalhadores!





A Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel) está preparando para o próximo dia 15 de maio um dia de luta. Nesta data a juventude irá para as ruas protestar contra as injustiças da Copa do Mundo, e defender a soberania nacional, contra a criminalização dos movimentos sociais.

A manifestação está sendo organizada nacionalmente. “Chamamos a juventude a construir o 15M assim como construímos as Jornadas de Junho: com independência política, combatividade, democracia, ação direta e internacionalismo. É de baixo pra cima que vêm nossas decisões. Assim, vamos deixando para trás toda a poeira da velha burocracia, assim como fizeram os Garis”, destaca o movimento.   

Confira o manifesto elaborado para o evento:   

15 de maio: dia nacional de lutas, protestos e de indignação   

Nós, lutadores do movimento social e da juventude, de diferentes tradições, regiões e organizações, assinamos esta iniciativa como forma de ampliar as mobilizações de rua, às vésperas da Copa do Mundo.   

O Brasil está se preparando para receber a Copa do Mundo. Os gastos exorbitantes denunciam a contradição entre o Brasil da Copa do Mundo e o Brasil dos brasileiros. A contradição de ter um país Padrão FIFA para atender os interesses dos banqueiros e construtoras se choca com a condição precária da saúde, educação, transporte e moradia. Sabemos que o dinheiro investido poderia ser muito bem investido em saúde e educação. Já são nove trabalhadores mortos devido às péssimas condições de trabalho na construção dos estádios que vão servir aos megaeventos.   

O governo para garantir a Copa dos poderosos e evitar as manifestações segue reforçando sua política de “segurança” que vai da Lei AntiTerrorismo a parcerias com CIA e FBI: uma violação à nossa soberania. Lutar não é crime e quem luta não é terrorista.   

As greves que eclodem de norte a sul do país mostram que apenas com mobilização podemos vencer. A vitória dos rodoviários de Porto Alegre, dos Garis do Rio de Janeiro e do ABC Paulista e dos operários das grandes obras são parte deste novo momento. O movimento por moradia popular protagoniza enfrentamentos contra o autoritarismo do poder público e a ganância das máfias da especulação imobiliária. É preciso que essas lutas encontrem um espaço unitário para que se fortaleçam.   

É preciso lutar, é possível vencer   

Na juventude, a direção majoritária da UNE – União da Juventude Socialista (UJS) – se propõe a defender a qualquer custo a realização do megaevento e servir de contenção à crise do governo, a nova geração de jovens lutadores está nas manifestações de rua, nas greves com os trabalhadores e lutando contra a burocracia sindical. Foi vergonhosa a reunião de setores do movimento estudantil, encabeçados por Virginia Barros e Barbara Mello, presidentas da UNE e UBES, respectivamente, com a Dilma para “abafar” as manifestações. Tal como é vergonhosa a adesão da UNE a campanha de trabalho voluntariado da FIFA.   

Neste momento, a juventude, em várias universidades, escolas e bairros organiza lutas vitoriosas, apóia às várias greves de educadores e de técnicos administrativos em educação. A vitória destas lutas pode influenciar num novo patamar do movimento social e da defesa das reivindicações.   

Depois das Jornadas de Junho, 15M   

O novo pede passagem. A juventude que em junho esteve nas ruas derrotando o aumento das tarifas, que está nas ruas questionando os gastos da Copa conectada com as mobilizações sociais em curso, faz um chamado a toda a juventude a participar da construção do 15M.   

Vários setores combativos estão impulsionando esta data. Originalmente marcado como dia mundial contra as remoções da Copa, o 15M está sendo impulsionado por várias articulações nacionais: os Comitês populares da Copa, o Encontro Sindical de Unidade e Ação- “Na Copa vai ter luta”, coletivos nacionais, regionais e movimentos sociais.  

É um dia de unificar nossa luta com os trabalhadores e os movimentos sociais, de lutar por nossos direitos e de mandar a FIFA para casa.   

construir um forte dia de lutas, com métodos democráticos e participativos   

Uma das mais fortes heranças das jornadas de junho foi o rechaço às velhas estruturas e a visão vertical de movimento. Compartilhamos desta opinião e achamos que o 15M deve ser construído em cada local de estudo, trabalho, moradia, a partir de assembleias, com os passos sendo discutidos de forma democrática e horizontal. É fundamental também sintetizar as demandas locais com as lutas gerais. 

Nosso chamado é para a construção de um ato nacional, com ampla visibilidade e capaz de impulsionar novas lutas pela frente.   

Prepara! É hora da juventude!   

Vamos colorir as ruas com nossa combatividade e ousadia. Queremos lutar por nossos direitos. Por tanto, defendemos bandeiras diretas e concretas, que possam fazer nossa unidade, dentro de tanta diversidade.   

# Apoio às lutas. Apoio às lutas estudantis. Apoio às greves dos trabalhadores. Apoio às ocupações de terra e por moradia.   

# Não à repressão. Fim das leis anti protesto. Auditoria nos contratos com empresas e nos gastos com segurança na Copa. Fim do convênio com os EUA e o FBI. Fim dos inquéritos contra os lutadores. Fim do monitoramento de movimentos sociais por parte da ABIN e dos aparelhos de inteligência, entulhos da ditadura militar. Contra a militarização das cidades-sede.   

# FIFA GO HOME. Contra a ingerência da FIFA. Revisão dos contratos com as grandes empreiteiras como a Odebretch e Camargo Correia. Reversão dos gastos da Copa para educação, saúde, transporte e moradia.   

Vem para rua! Isso Muda o jogo!

FONTE: CSP-CONLUTAS

Nenhum comentário: