Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, setembro 16, 2014

BASTA de racismo e machismo!








Lugar de Negros e Negras
 é dentro das Universidades!


Na última quinta-feira (10/09/2014), Sônia Regina Abreu, estudante da UFPA – Campus Altamira, foi vítima de racismo, machismo e ameaça à sua integridade física através da rede social facebook e pelo seu e-mail. Foram utilizadas palavras extremamente racistas e machistas, assim divulgadas. Sônia está entre os inúmeros negras/negros no Brasil que sofrem casos de racismo e machismo em pleno século XXI.

O papel do negro na sociedade ainda é um cenário de discriminação e segregação. As maiores partes dos pobres do país são negros, isso por si só, já faz com que a maioria da população negra não tenha acesso aos direitos básicos, como a educação.

Desde cedo, o jovem negro não pode pagar por uma educação privada, só restando a ele as instituições públicas, as quais, por descaso dos diversos governos, seja federal, estadual ou municipal, se encontram em péssima qualidade: com falta de merendas e salas de aula, bebedouros quebrados e falta de professores.

Dessa maneira, diversos espaços como a Universidade ainda não são assegurados como direito. O vestibular é um verdadeiro crivo que só permite passar a quem pagou por uma boa educação. Para o pobre e negro, fica apenas as faculdades privadas com o auxílio dos Prouni e Fies (que funcionam como forma de entregar dinheiro público para a iniciativa privada). E dos poucos negros que conseguem entrar numa Universidade pública, encontram lá novas dificuldades de se manter, como a falta de bolsas, fruto da falta de investimento na assistência estudantil.

Portanto, a atual política de cotas sociais é totalmente mesmo insuficiente como medida de reparação histórica, nós da ANEL defendemos cotas raciais para que os negros finalmente tenham acesso à educação.

A defesa intransigente da ANEL contra as diversas opressões, como a racismo e machismo, são travadas no cotidiano das lutas e reivindicações. Exigimos uma resposta imediata da reitoria da UFPA sobre o caso.

Solidarizamos-nos e apoiamos a estudante Sônia nessa luta no sentido de punir este neonazista e desconstruir este tipo de opressão enraizado na sociedade brasileira, dentro e fora das Universidades!

#SomosTodas(os)Sônia
#Negras/Negros nas Universidades é um DIREITO! Cotas raciais já!
#BASTA de machismo e racismo!

Clara Rodrigues - estudante de Serviço Social - UFPA

Alessandra Cristina - estudante de Serviço Social - UFPA, 
Executiva Estadual de Comunicação da ANEL Pará

Luiz Arias - estudante de Engenharia Civil - UFPA, Executivo Nacional da ANEL

Nenhum comentário: