Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, janeiro 08, 2015

Prefeitura e Suprg assinam convênio para revitalizaçãodo Porto Velho e entorno












Foi assinado, na manhã desta quinta (22), um convênio entre a Prefeitura do Rio Grande e a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) para a contratação de projetos para a revitalização do Porto Velho e entorno. A Suprg repassará R$ 737,425 mil para a Prefeitura para a readequação do Projeto Macadar, vencedor do concurso público de arquitetura para a Revitalização do Porto Velho realizado nos anos de  1997 e 1998 pelo Porto do Rio Grande. 


Durante o ato de assinatura do convênio, o secretário de Município de Coordenação e Planejamento, João Carlos Brahm Cousin, disse que este momento é de extrema importância para o Município. "Acreditamos que em 120 dias esses projetos executivos estejam prontos. Eles são a base para a busca dos recursos para a realização das obras. Uma parte bem significativa já está garantida pelo BNDES", salientou. 

O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, comentou que o Porto está cumprindo com a responsabilidade social. "Estamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade social com a cidade, juntamente com a Prefeitura do Rio Grande, a fim de que possamos trabalhar naquilo que é interface entre Porto e cidade. O Porto nasceu ali, onde tem todo um contexto cultural que tem que ser trabalhado. É um processo que temos gosto em fazê-lo, pois é importante entregar para o Município um espaço agradável e que respira histórias", destacou.  
Já o arquiteto Raul Macadar falou sobre a necessidade da criação dos novos projetos para  o Porto Velho e entorno. "O objetivo é revitalizar o entorno do cais para deixar um ambiente agradável para a convivência das pessoas. A cidade cresceu muito nos últimos anos e tornou-se mais  dinâmica e esse fato deixa mais necessário do que nunca a criação e atualização de projetos", apontou.  
Para o prefeito Alexandre Lindenmeyer,  a revitalização do Porto é de suma importância, pois, segundo ele, há a necessidade de fortalecimento do centro histórico do Rio Grande. "Precisamos fortalecer o nosso centro histórico, não podemos deixar no abandono. Temos que aproveitar ao máximo essa orla e esse Porto que é extraordinário, é onde  passa a história do Rio Grande", enfatizou.  
Lindenmeyer explicou que uma das principais carências do Município é a falta de projetos executivos. "Precisamos para viabilizar as obras. O nosso povo é que irá usufruir dessa área", concluiu.  
O prefeito afirmou que na próxima semana deverá ir até o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentar os documentos assinados ontem. De acordo com Lindenmeyer, o BNDES sinalizou a possibilidade de um recurso para a revitalização do Porto e entorno, entretanto ainda há a necessidade da decisão final da diretoria do banco.
O oceanólogo e diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcelos, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura e o Porto por assumirem o compromisso com este projeto. "Agradeço a todos que acreditam nesse projeto, que é um dos mais valiosos da cidade do Rio Grande. É um sonho muito antigo da nossa cidade. Agradeço ao BNDES, que sempre apoia e acredita nos projetos do Município", finalizou.
Histórico
Inicialmente, cabe recordar que o Concurso Público de Arquitetura para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande, desenvolvido pela Superintendência do Porto do Rio Grande, iniciado em 1997, objetivava selecionar um trabalho em nível de Plano Diretor para toda a área do Porto Velho e, em nível de Estudos Preliminares, para os projetos de Arquitetura dos Armazéns, de Tratamento Paisagístico, de Elementos de Microarquitetura (mobiliário urbano) e de Comunicação Visual Externa dessa mesma área. Essa etapa foi concluída ao final do ano de 1998, sendo escolhida pelo júri do Concurso a proposta da equipe composta pelos arquitetos Raul Macadar, Augusto Pernau e Alvaro Proto, de Porto Alegre/RS – Escritório Macadar & Proto.
De acordo com as regras desse concurso, os autores do melhor trabalho foram contratados para o desenvolvimento do Projeto Executivo Completo de Arquitetura do Armazém destinado ao Acervo Histórico do Porto do Rio Grande (museu / armazém 1); e do Projeto de Urbanização e Tratamento Paisagístico, de Elementos de Microarquitetura (mobiliário urbano) e de Comunicação Visual Externa do Porto Velho do Rio Grande, o que foi efetuado nos anos de 1999 e 2000.  
FONTE: JORNAL AGORA /  22-05-2014 - 20h06min

Nenhum comentário: